Covid-19: Campanha ‘Cabo Verde and friends’ já apoiou 250 famílias em Santo Antão e São Vicente

São Vicente, 13 Abr (Inforpress) – O activista social Alveno Soares lançou a campanha de angariação de fundos ‘Cabo Verde and friends’, direccionada à diáspora cabo-verdiana, que já apoiou 250 famílias em situação de risco em Santo Antão e São Vicente.

Em declarações à Inforpress, por telefone, o activista explicou que a ideia de lançar a campanha surgiu quando participou da acção solidária denominada ‘Lava  bo mon’, que já distribuiu 600 sabonetes nas zonas de maior carência da ilha de São Vicente.

Desta vez, segundo Alveno Soares, o foco foi a angariação de fundos na diáspora, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a agência de turismo Ritmo, na Suíça,  com o grupo de música cabo-verdiana Rabasa, na Holanda, e com a Fundação Cabo Verde, sediada na Suíça.

“Lançamos este ‘crowdfunding’ há duas semanas e o objectivo era conseguir quatro mil euros num período de dez dias. Foi um sucesso, porque conseguimos esse montante em seis dias e já apoiamos 250 pessoas, sendo 130 em São Vicente e 150 nos três concelhos de Santo Antão com géneros alimentícios e produtos básicos de higiene,” avançou Alveno Soares.

Por causa do êxito, adiantou a mesma fonte, a campanha, que pode ser consultada na plataforma https://bit.ly/3cjysPV, foi prorrogada por mais dez dias com o intuito de arrecadar mais quatro mil euros, para beneficiar mais 250 famílias nas duas ilhas.

Os beneficiários serão idosos sem rendimentos, pessoas com necessidades especiais, doentes crónicos e pessoas que por causa da declaração do estado de emergência estão impedidos de trabalhar entre outros necessitados.

Alveno Soares é ex-bolseiro do programa Mandela Washington Fellowship for Youg African Leaders, coordenador do projecto Djéu   d’Merka – Culture Ideas English – e fundador da plataforma Djunta Mon.

Neste momento também trabalha como voluntário junto com a Delegacia de Saúde de São Vicente informando a população sobre as medidas de higiene na luta contra a pandemia  da covid-19.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos