Covid-19: Cabo Verde sem casos positivos pelo quinto dia consecutivo

Cidade da Praia, 02 Abr (Inforpress) – Cabo Verde continua sem registar casos positivos de infecção pelo novo coronavírus, disse hoje o director nacional de Saúde, Artur Correia, informando que há mais dois casos suspeitos, um na Boa Vista e outro na cidade  da Praia.

Na conferência diária para fazer o balanço da situação no país, declarou que o caso suspeito do Sal, que tinha ficado pendente na quarta-feira, deu resultado negativo. Este foi o quinto dia consecutivo em que não se registava nenhum caso do novo coronavírus.

Artur Correia informou ainda que as autoridades sanitárias estão no processo de reorganização de toda a logística em termo de transporte de amostras e de testes para várias ilhas e também da componente laboratorial para se poder dar vazão a eventuais demandas que possam exigir uma maior resposta.

O director nacional de Saúde fez saber ainda que o país está a registar uma “diminuição progressiva” dos casos em quarentena domiciliar.

“Centenas de pessoas já saíram da quarentena domiciliar”, frisou o responsável, completando que na cidade da Praia, por exemplo, a quarenta domiciliar baixou para 127 pessoas, estando outra 224 nos hotéis.

No Sal, prosseguiu, continuam  96 pessoas em quarenta domiciliar e 70 nos hotéis, enquanto em São Vicente estão 12 casos em quarentena domiciliar.

“Nas outras ilhas há um menor número de pessoas em quarentena domiciliar e algumas já deixaram de ter pessoas nesta situação”, frisou.

Para Artur Correia essas “boas notícias” não significa que se deve baixar a guarda, até porque, pontuou, “este é um momento decisivo” para Cabo Verde.

“Todas as medidas tomadas ao nível do Governo é para permitir que as autoridades sanitárias, melhorem e aumentem a sua capacidade de vigilância”, lembrou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 870 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 44 mil. Dos casos de infecção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.

Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos