Covid-19: Cabo Verde segue pelo quinto dia consecutivo sem registo de casos positivos (corrigido)

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) – Cabo Verde continua, pelo quinto dia consecutivo, sem registo de novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, informou hoje o director nacional da Saúde, dando conta de mais oito casos suspeitos.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação no País, Artur Correia detalhou que dos oito casos suspeitos, cinco são da ilha da Boa Vista, dois da ilha de São Vicente e um de São Nicolau, uma criança que tinha sido levada para São Vicente com problemas de saúde.

Aquele responsável informou ainda que já foram liberadas as cerca de 290 pessoas que estavam em quarentena obrigatória nos hotéis na cidade da Praia e na ilha do Sal.

Conforme frisou, “nenhuma apresentou sintomas da doença”. Estas, referiu, vieram de países como Portugal, França, Estados Unidos e Brasil.

O director nacional da Saúde disse também que, neste momento só estão em quarentena obrigatória pessoas que fizeram viagens interilhas, no Sal, pessoas que viajaram da Praia e, na Praia, pessoas que chegaram da Ilha da Boa Vista, nomeadamente técnicos de saúde.

Tendo em conta que não tem chegado ninguém de fora do País, Artur Correia ressaltou que o foco agora é correr todos cantos do arquipélago atrás de casos suspeitos.

Por isso, disse ser natural que nos próximos dias “venham a surgir mais casos suspeitos”, na esperança de que estes não se venham transformar em casos confirmados.

Este responsável avançou também que o primeiro caso importando da cidade da Praia já recebeu alta hospitalar e que os dois outros, também da capital, cujos resultados deram inconclusivos, deverão ser submetidos hoje a uma nova análise, com os resultados a serem conhecidos nesta quinta-feira.

Cabo Verde registou até o momento sete casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia e um em São Vicente. Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, declarou o estado de emergência no País, devido à pandemia covid-19, com duração de 20 dias, das 00:00 do dia 29 de Março, até 24:00 do dia 17 de Abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil.

Dos casos de infecção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em África, o número de mortes provocadas pela covid-19 ultrapassou as 500 nas últimas horas num universo de mais de 10.500 casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente actualização dos dados da pandemia no continente.

O continente europeu, com mais de 750 mil infectados e mais de 58 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos.

Nos Estados Unidos já foram registados oficialmente mais de 399.000 casos de infecção e quase 13.000 mortes. Mais de 22.000 pessoas foram consideradas curados.

(NOVA VERSÃO QUE RECTIFICA O SEGUNDO PARÁGRAFO, SUBSTITUINDO “dois da ilha do Sal” POR “dois da ilha de São Vicente”).

GSF/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos