Covid-19: Cabo Verde regista primeiro caso que poderá ser de transmissão comunitária (c/vídeo)

Cidade da Praia, 04 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social admitiu hoje que o caso de infecção em São Vicente poderá ter resultado da transmissão comunitária, mas assegurou que não vão mudar a estratégia de prevenção e controlo.

Arlindo do Rosário, que falava esta manhã, durante uma conferência de imprensa, para fazer o ponto de situação do novo coronavírus (Covid-19) em Cabo Verde, adiantou que se trata de uma cidadã de nacionalidade chinesa que se encontrava internada em isolamento no Hospital Baptista de Sousa em São Vicente, há alguns dias à espera do resultado.

Segundo o governante, a paciente de 56 anos é casada, residente em Mindelo há cerca de 5 anos, não esteve ausente do país nos últimos tempos, não teve contacto com algum caso suspeito apenas a filha esteve na Alemanha e regressou a Cabo Verde a 27 de Fevereiro.

“Segundo o relato da paciente, ela começou a ter sintomas respiratórios com calafrios, dores no corpo, tosse no dia 18 de Março e auto medicou-se em casa durante alguns dias, mas como não se sentiu melhor procurou atendimento numa clínica privada, onde foi diagnosticada com pneumonia e foi medicada para tratamento domiciliar”, referiu adiantando que o marido e a filha não apresentaram nenhum sintoma de infecção respiratória.

Arlindo do Rosário disse ainda que o quadro clínico da paciente tinha vindo a agravar-se, e acabou por dar entrada no Banco de Urgência do Hospital Baptista de Sousa a 27 de Março, tendo sido considerada como caso suspeito.

O governante assegurou que todos os profissionais de saúde que estiveram em contacto com essa senhora foram contactados, e que as mesmas tomaram todas as medidas de precaução desde que a senhora deu entrada no serviço hospitalar.

“A investigação epidemiológica desde caso vai prosseguir, se pudermos encontrar a fonte de infecção, será enquadrado como um caso de transmissão local, e não podendo encontrar a fonte de infecção, o que pode existir também, estaríamos em situação de transmissão comunitária, em que a situação não é possível identificar a fonte de infecção” apontou.

Apesar disso, afirmou que o Governo não vai mudar a sua estratégia de prevenção e controlo definida até este momento, sendo que desde o início estão a lidar como se os casos fossem resultantes de uma transmissão comunitária.

“Nós não sabemos a fonte de infecção, vamos ter que investigar aprofundar tentar encontrar essa fonte. Se não encontrarmos a fonte, estaremos em situação de transmissão comunitária, onde qualquer um pode ser potencial transmissor”, sublinhou o ministro que disse que as possibilidades de transmissão são várias.

A mesma fonte considerou que o “mais importante” neste momento é que as medidas de precaução foram tomadas desde o momento que a paciente deu entrada no serviço hospitalar.

Por outro lado, assegurou que o marido e a filha da senhora vão ser submetidos a testes de acordo com os procedimentos instituídos.

Arlindo do Rosário revelou que os pacientes infectados estão a evoluir “muito bem” e que os resultados dos testes dos 8 casos suspeitos serão conhecidos ainda hoje.

Para finalizar apelou mais uma vez a todos a cumprirem com as medidas de prevenção, tendo afirmado que a arma para diminuir esse risco está nas mãos de cada um.

Em relação ao uso de máscaras, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz reforçou mais uma vez a ideia de que as máscaras devem ser utilizadas por pessoas suspeitas, doentes, profissionais de saúde ou cuidadores.

Segundo o balanço de hoje da agência France Presse, baseado em fontes oficiais, a pandemia de covid-19 matou já pelo menos 57.474 pessoas e infectou mais de um milhão em todo o mundo desde seu aparecimento.

No continente africano o vírus já causou 313 mortes e 7.741 casos, segundo o boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC Africa).

O CDC África registou também 640 doentes recuperados após a infecção.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos