Nova Sintra, 15 Out (Inforpress) – A Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET) foi encerrada a partir de hoje por duas semanas, na sequência de notificação de um caso confirmado e dois suspeitos da covid-19.
O director da ESET e do agrupamento de Nova Sintra, Pascoal Fernandes, disse esta quinta-feira à Inforpress, que neste estabelecimento de ensino foi encontrado um aluno com covid-19 estando ainda um outro aluno e um professor com testes rápidos positivos à espera do resultado do PCR.
Sendo assim informou que foram suspensas às aulas e repensado um outro modelo de funcionamento para os serviços administrativos.
Segundo a mesma fonte, a decisão foi articulada entre as entidades sanitárias, Delegação da Educação e a direcção do agrupamento, onde as aulas para as turmas do 5º ao 12º ano que funcionam no liceu vão ficar suspensas por este período.
Entretanto, a Inforpress fez uma ronda hoje por algumas escolas do Ensino Básico, e principalmente na Escola Manuel Rodrigues Gomes, onde funciona o 1º ao 4º ano, e constatou que muitos pais e encarregados da educação não enviaram os filhos à escola, alegando que as escolas do ensino básico, também deveriam ser encerradas.
Questionado sobre isso, o director da ESET e do agrupamento de Nova Sintra sublinhou que a suspensão das aulas “não depende somente da vontade dos pais e encarregados da educação, mas sim de diversos outros critérios”.
“Na escola Manuel Rodrigues Gomes não há nenhum caso suspeito, pior ainda, confirmado e nem nas outras escolas da ilha, pelo que vão continuar a funcionar normalmente”, afiançou o responsável, garantindo que caso houver casos suspeitos e confirmados vão ser seguidos os mesmos trâmites do protocolo de suspensão.
Neste período, o director apela aos pais e encarregados da educação a trabalharem o “factor comunicação”, considerando-o como sendo “crucial” neste momento, explicando que muitas vezes, os pais acabam por traumatizar os filhos.
O país passa a contabilizar 1015 casos activos, 6.348 casos recuperados, 79 óbitos e 2 transferidos, perfazendo um total de 7.444 casos positivos acumulados.
MC/FP
Inforpress/Fim