Nova Sintra, 06 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal da Brava vai cancelar todas as festas que levam a aglomeração de pessoas até finais de Agosto, nomeadamente as de Santa Cruz, no mês de Maio, Santo António, São João, festa do município e São Paulo, em Junho.
Esta informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Tavares, avançando que a deliberação vai incluir as festas de Nossa Senhora dos Navegantes, Conakri, Santa Ana, Nossa Senhora da Graça, entre outras festas de romarias que prolongavam até Agosto.
Segundo o autarca, o objectivo é cumprir as medidas emitidas pelo Governo, no sentido de “lutar para a prevenção e o combate” à pandemia do novo coronavírus (covid-19), tendo em conta a evolução epidemiológica da doença a nível mundial.
Além disso, realçou que neste período, muitos bravenses emigrantes ou residentes em outras ilhas costumam vir à ilha para participar nos festejos, provocando uma “grande movimentação” e, ao mesmo tempo, muita aglomeração de pessoas.
Também, tendo em conta a situação, realçou que “não convém fazer gastos” com festividades.
Estas festas “tradicionais” da Brava movimentam a ilha desde o mês de meados de Maio, com as solenidades de Santa Cruz que se iniciam no dia 01 de Maio e a cada final de semana é festejada n uma localidade.
Ainda no mês de Maio é de costume iniciar actividades culturais e desportivas para as festas de Santo António, em Junho, e também para as festas de São João e do município, que se coincidem.
No mês de Junho, comemora-se ainda a festa de São Pedro e São Paulo em diversas zonas, seguindo a festa de Santa Ana e as mesmas culminam-se em Agosto, com a festa de Nossa Senhora da Graça.
MC/JMV
Inforpress/Fim