Covid-19/Boa Vista: Radio Terraço uma ferramenta local de Bofareira para combater o coronavírus (c/áudio)

Sal Rei, 21 Abr (Inforpress) – A Associação Onze Estrelas de Bofareira leva as medidas para combater a covid-19 através da Radio Terraço, programa feito a partir do terraço do mentor deste projecto, que quis, antes de mais, convencer as pessoas a ficarem em casa.

“Sou colaborador de uma empresa no aeroporto, depois de vir para casa de quarentena tomei iniciativa de ficar isolado no meu quarto longe da família. No primeiro dia, com uma pequena coluna comecei a animar a minha rua com música a partir do terraço. Dali avistei os meus vizinhos com quem começamos a trocar ideias para ir a frente com a iniciativa”, conta Hernany Santos, a voz desta “rádio”.

O jovem decidiu, posteriormente, estender a animação à toda pequena zona de Bofareira. E assim, partilhou com os colegas, membros da Associação Onze Estrelas, que acolheram bem esta ideia, tendo-lhe fornecido um aparelho da associação.

O ‘feedback’ desta iniciativa foi sentido, de imediato, as pessoas reagiram aplaudindo a ideia e, o mais importante, o desejado, neste caso, chamar atenção e fazer com que as pessoas cumprissem as medidas de prevenção face a pandemia da covid-19, surtiu rapidamente efeito.

“No primeiro dia, avistava-se pessoas a circularem de um lado para outro sem sentido de responsabilidade. E determinei que teria que encontrar uma forma de chamar as pessoas atenção para que acatassem as medidas de prevenção ficando em casa”, recorda Hernany Santos, que assim que pegou no microfone, fez a sua voz da sensibilização local, e seu terraço a ponte para fazer chegar as notícias, medidas anunciadas e campanhas solidárias à comunidade.

A estas informações divulgadas na Radio Terraço, que funciona das 17:00 às 20:00, Hernany Santos junta as mantenhas (saudações) que recebe em mensagens enviadas dos familiares em Cabo Verde e demais na diáspora.

“Apesar de todos terem acesso à radio, Internet e televisão, esta é uma forma de reforçar estas informações. Além do mais, muitas pessoas não estão em casa nas horas dos noticiários e quando chegam a zona ouvem as informações, que às vezes são recapituladas, informou.

Para Hernany Santos, isso é também juntar o útil ao agradável com animações musicais, que vai passando as formas e medidas de prevenção, já todos os dias, à mesma hora, as pessoas esperam para ouvir as novidades na Radio Terraço.

Hernany Santos aproveitou a oportunidade para chamar as pessoas das outras localidades atenção para seguirem o exemplo desta iniciativa.

“É uma forma de se interagir, de aliviar o estresse. Quando por exemplo, se recebe a notícia de um familiar que está no estrangeiro, que muitas vezes é transmitida às pessoas mais idosas que não têm acesso a Internet, o impacto é muito positivo nas nossas vidas”, observou o activista social.

Hernany Santos agradece a todos as pessoas de Bofareira e da ilha da Boa Vista pelas mensagens de incentivo enviadas e reforça que a Radio Terraço é para continuar, estando aberto a sugestões e críticas.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos