Covid-19: Associação dos Municípios de Santiago apoia renovação da prorrogação do estado de emergência

Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) – A Associação dos Municípios de Santiago apoia a decisão do Presidente da República em renovar a prorrogação do estado de emergência em Santiago e Boa Vista por mais 12 dias por serem as mais atingidas pelo vírus da covid-19.

À Inforpress, o presidente da Associação dos Municípios de Santiago disse que já aguardava esta prorrogação, alegando mesmo que quando foi contactado por Jorge Carlos Fonseca tinha indicado a posição dos municípios de Santiago neste sentido.

Para Clemente Garcia, face aos casos verificados na Cidade da Praia, que se juntam ao único testado positivo no concelho de São Domingos do qual é autarca  e dois no Tarrafal de Santiago, aos quais se acrescentam algumas pessoas em quarentena, era de se justificar esta posição dada a grande proximidade e mobilidade com a capital.

Explicou que muitos dos funcionários de São Domingos laboram na Cidade da Praia e vice-versa, inclusive chefes de serviços, ainda mais que o concelho que dirige faz a ligação com os demais municípios do interior, enquanto passagem obrigatória de todos os transportes para o interior de Santiago.

Daí, disse que a juntar a casos de pessoas em quarentena nos municípios de São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina e Tarrafal, faz todo o sentido este prolongamento, como forma de  se dar o tempo necessário para a estabilização, numa altura que já se faz sentir a falta do material no mercado, como máscaras sobretudo em lugares públicos fechados,  para que as pessoas possam cumprir a lei já decretada quanto ao seu uso.

“Com esta prorrogação acredito que até 14 de Maio, o mercado estará em condições de dispor os equipamentos de modo que possamos conviver com o vírus.  Foi nesta óptica que demos a nossa opinião favorável a prorrogação em Santiago e, também na Boa Vista”, explicitou Clemente Garcia, ressalvando que a “ilha das dunas” conta com um número significativo de pessoas de São Domingos no bairro de Boa Esperança.

O autarca sublinhou ainda que os concelhos como Santa Cruz e São Miguel contam também com munícipes residentes na Boa Vista, pelo que “tudo isto somado”, levou a associação que dirige a dar o seu aval de se prolongar aproximadamente por duas semanas o estado de emergência.

Disse agora esperar que os casos comecem a diminuir nestas duas ilhas, importante para a estabilidade,  sobretudo económica, convicto que a partir do dia 14 a ilha maior volte a normalidade, já que, atestou, esta situação vem afectando a autarquia na realização das obras estruturantes, assim como os trabalhadores, sobretudo informais.

Reconhece que esta paralisação “está a ter impactos tremendos na economia e não só”  mas que resta agora arregaçar as mangas com grande esforço para minimizar o tempo perdido.

O Presidente da República prorrogou hoje o estado de emergência por mais 12 dias nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, a vigorar das 00:00 de 03 de Maio até às 24:00 de 14 de Maio.

A Ilha de Santiago abarca os municípios da Praia, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, São Miguel e Tarrafal.

Cabo Verde passa a acumular 123 casos positivos de covid-19, sendo 64 na Ilha de Santiago (61 na Cidade da Praia, dois em Tarrafal e um em São Domingos), a Ilha da Boa Vista tem 56 e São Vicente regista três casos.

Dos casos confirmados, registou-se dois óbitos, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos, e 18 recuperados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 233 mil mortos e infectou mais de 3.2 milhões de pessoas em 195 países e territórios desde o início da epidemia.

Entre estes casos, pelo menos 987.400 foram considerados curados.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos