Covid-19: Associação Comunitária de Safende com aplicativo digital para identificar e apoiar famílias

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) – A Associação Comunitária de Safende, na Praia, conta a partir desta quarta-feira com um aplicativo digital designado de HARD, para melhor identificar e apoiar, em tempo útil, as famílias em situação de dificuldades, nesse momento pandemia.

Segundo o representante da associação, Ivan Moreira,  o aplicativo é disponibilizado no quadro do projecto Smart Safende, uma parceira da Associação e da  Fundação Smart City e da empresa Clurb, e tem como objectivo tornar  Safende um bairro inteligente, através do empoderamento das pessoas para acções inteligentes.

“No âmbito do projecto Smart Safende já estávamos a trabalhar  nesse projecto, mas com  a crise da Covid-19  tivemos de  apressar a  sua conclusão e disponibilizar do aplicativo  com vista beneficiar as  pessoas”, explicou.

Conforme a mesma fonte, o objectivo  do HARD é identificar e dar  alerta de  riscos existentes no bairro de Safende.

Contudo, nesta situação de covid-19, foram introduzidas três funcionalidades que é de dar alerta de pessoas em dificuldades tanto alimentar como de saúde, atender pessoas queiram inscrever-se como voluntário e fazer o mapeamento de pessoas.

“Através deste aplicativo Smart, o cidadão safendense pode oferecer ajuda, oferecer para prestar serviço ao bairro de acordo com a sua competência e aceder a informações úteis do bairro como espaços, equipamentos e serviços comunitários ou na comunidade”, acrescentou.

E tendo em conta o público-alvo,   e com vista à garantir o sucesso do aplicativo em matéria de respostas às famílias mais vulneráveis, Ivan Moreira adiantou que a Associação Comunitária de Safende  identificou 20 pontos focais que estarão distribuídos por diversas zonas  para identificação dos casos, seguido do alerta que  deve ser gerido a partir da associação.

“Para este efeito esses jovens foram capacitados para assessorarem os moradores nomeadamente na instalação do aplicativo, na introdução e consulta dos alertas. A inovação conta com um apoio importante das operadoras que facilitaram acesso a internet para estes jovens”, disse.

Todos os moradores terão acesso ao aplicativo no Google Store e pode fazer registo personalizado.

Para casos excepcionais de pessoas que não dispõem de email ou perfil de Facebook, já existe facilidade de registo, através de um perfil comunitário.

O projecto vai ser lançado na tarde desta quarta-feira, 13 de Maio  nas plataformas digitais nomeadamente do facebook e no Zoom, permitindo o acesso não só às pessoas de Safende como também em outros bairros e até da diáspora.

Uma atenção especial está também a ser dada à escola do bairro que neste tempo de pandemia não vai ter aulas presenciais. Neste particular explicou que o aplicativo se oferece para ter conteúdos e contactos dos professores e da direcção da escola facilitando a interacção com a comunidade.

Ivan Moreira acrescentou que com este projecto-piloto pretende-se ainda  a facilitação do fluxo de informação entre a comunidade e as autoridades local e central.

“Permite ainda emitir alertas de incivilidades ou comportamentos que podem colocar em risco a segurança das pessoas ou dos seus bens, bem como registar praticas saudáveis e recomendáveis”, acrescentou.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos