Covid-19: AN reforça capacidade técnica para ter sessões plenárias com recurso às novas tecnologias

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – A Assembleia Nacional (AN) está a trabalhar no reforço da capacidade técnica para ter “normalmente”, nos próximos meses, sessões plenárias com recurso às novas tecnologias, disse hoje o presidente do Parlamento, Jorge Santos.

Em entrevista à Inforpress, Jorge Santos afirmou que a Assembleia Nacional tem estado a funcionar dentro do limite da própria contingência do coronavírus e também do estado de emergência. Ou seja, acrescentou, respeitando o distanciamento social, criando condições para que os deputados que estão fora da ilha de Santiago participem através de vídeo-conferência.

As sessões, afirmou, têm decorrido “normalmente”, com a participação em vídeo-conferência, o que, conforme o Jorge Santo, é “uma situação que vai continuar nos próximos meses (…), até a abertura normal de voos internacionais e também de voos nacionais”.

“Vamos ter que utilizar este formato ou este modelo para a reunião plenária da Assembleia Nacional”, prosseguiu o presidente da Assembleia Nacional (PAN), frisando que com relação ao funcionamento dos órgãos da Assembleia Nacional, as reuniões têm sido feitas também com recursos a vídeo-conferência.

Neste momento, informou o PAN, está-se a realizar uma conferência de representantes para organizar a primeira sessão plenária do mês de Maio e, posteriormente, também a segunda sessão deste mês.

Entretanto, acrescentou ainda Jorge Santos que continua limitado o acesso das pessoas ao palácio da Assembleia Nacional, assim como a proibição do acesso do público às galerias da Assembleia Nacional.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos