Covid-19: AGEPCCV com projecto para inserir 20 alfaiates da Praia na produção 20 mil máscaras comunitárias

Cidade da Praia, 05 Mar (Inforpress) – A Associação dos Gestores, Empresários e Profissionais Católicos de Cabo Verde (AGEPCCV) tem em marcha um projecto que vai inserir um total de 20 alfaiates para a produção de 20 mil máscaras comunitárias.

A informação foi avançada hoje pelo membro fundador e assistente da direcção da Associação, Jacinto Santos, que adiantou que a AGEPCCV está a negociar com duas empresas um acordo para inserir esses pequenos produtores numa cadeia de produção, que depois poderá evoluir para uma cooperação de prestação de serviços.

“Nós estamos em contacto com duas empresas seleccionadas para fecharmos um acordo. A Associação fará a coordenação e toda a montagem logística para intermediar esses 20 produtores na sua articulação com as empresas que aceitarem esse acordo e ao mesmo tempo vamos ajudar esses 20 produtores”, disse.

Segundo Jacinto Santos, esta organização representativa, em processo de criação, poderá evoluir para uma espécie de cooperativa de prestação e serviços mútuos, sobretudo, na parte de aprovisionamento de matéria-prima, distribuição e articulação com o mercado e a formalização.

Inicialmente o projecto é para abranger apenas a Cidade da Praia, mas Jacinto Santos adianta que se o projecto tiver sucesso poderá ser alargado para outros municípios e para outras ilhas.

“Nós vamos avançar com a Cidade da Praia, mas a Associação promoveu a criação de dois grupos de costura criativa em São Miguel e Tarrafal, que também poderão, com apoios do municípios, entrar nessa cadeia de produção das máscaras para uso comunitário e se as coisas correrem pode ser alargado para outras ilhas, porque só tem vantagens” disse.

O membro da AGEPCCV realça a necessidade de se aumentar a capacidade de produção nacional desse dispositivo de protecção individual, inserindo os artesãos na cadeia produtiva.

O Governo recomendou uso generalizado das máscaras em Cabo Verde como forma de reduzir a propagação do novo coronavírus que provoca a covid-19, e criou já incentivos às empresas para a produção dessa indumentária, considerada fundamental e que vai ser distribuída gratuitamente às pessoas mais carenciadas, segundo disse hoje o primeiro-ministro.

Cabo Verde conta com um total de 186 casos de infecção pela covid-19, sendo 127 na ilha de Santiago (124 concelho da Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), 56 na Boa Vista e três em São Vicente.

Destes casos testados positivos há a registar 37 recuperados e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de 92 anos do concelho da Praia.

MJB/CP

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos