Covid-19: Achada Santo António, São Filipe, Ponta D’Agua e Vila Nova/Moinho são os bairros com maior número de casos

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – Achada Santo António, São Filipe, Ponta D’Água e Vila Nova/Moinho são os bairros do concelho da Praia com maior número de casos positivos da covid-19, disse hoje em declarações à imprensa o director nacional de Saúde.

Segundo Artur Correia, Achada Santo António e Vila Nova/Moinho possuem mais de 17 casos de covid-19, São Filipe (7), Ponta D’Água (6), Terra Branca (5), Palmarejo, Tira Chapéu, Eugénio Lima, Bairro Craveiro Lopes, Achada Grande Frente e Achadinha (4), Palmarejo Grande, Safende, São Pedro, Pensamento, Bela Vista, Calabaceira, Achada Mato e Sucupira com um a dois casos.

A situação do concelho da Praia, conforme o director nacional de Saúde, é de aumento de casos tendo contabilizado até a tarde de hoje 113, ou seja, 65% dos 175 casos positivos a nível nacional.

“Praia contabilizou os primeiros casos positivos de 23 a 29, com três casos, tendo de 13 a 16 de Abril contabilizado 11 casos, de 20 a 26, 36 casos e de 27 de Abril a 03 de Maio 53 casos, o que demonstra um aumento crescente de registo de novos casos o que está a preocupar as autoridades sanitárias”, disse.

Ainda aquela autoridade sanitária na cidade da Praia, até ao momento, encontram-se em quarentena obrigatória 311 pessoas, 112 casos internados, quatro suspeitos e dez confirmados hoje.

Face a este aumento Artur Correia alerta as pessoas a cumprirem com o confinamento, sustentando que caso a população continue com este comportamento a situação poderá “sair do controlo” e o concelho poderá ter mais mortes.

“Até este momento temos conseguido abrandar o número dos casos, mas o Ministério da Saúde sozinho não consegue, pelo que tem de haver uma grande colaboração da população, das Forças Policiais e das Forças Armadas de forma redobrada a partir de hoje”, acrescentou.

Conforme Artur Correia, ninguém tem o direito de pôr em causa os ganhos conseguidos nesta luta pois são de todos os cabo-verdianos, pelo que adverte que num país de bons costumes e cumpridor todos devem contribuir pelo bem da Nação.

Cabo Verde conta com 175 casos de infecção pela covid-19 sendo 116 na ilha de Santiago (113 concelho da Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), 58 na Boa Vista e um em São Vicente.

Destes casos testados positivos há a registar 37 recuperados e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos