Covid-19: 46 médicos e 12 psicólogos estão em alerta 24 horas por dia através da linha verde – Protecção Civil

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – A técnica de Protecção Civil Victoria Veríssimo informou hoje que 46 médicos em todo o país, dois enfermeiros e mais 12 psicólogos estão em alerta e a prestarem serviços através da linha verde 800 11 12.

A linha criada no dia 19 de Março para as pessoas reportarem casos suspeitos e pedido de informação sobre o novo coronavírus, avançou, já atendeu até agora 7.597 chamadas, sendo a maioria da ilha de Santiago, seguido da Boa Vista, São Vicente e Sal

Victoria Veríssimo que falava em declarações aos jornalistas no final de uma visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ao Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), revelou que num dia normal recebem cerca de 300 chamadas.

Entretanto, quando há pico, ou seja, confirmações de casos positivos com a covid-19, as chamadas duplicam, chegando as 600 chamadas diárias.

Para dar respostas a essas pessoas, essa técnica informou que em todo o país há 46 médicos, dois enfermeiros, e mais 12 psicólogos, a partir de hoje, que estão em constante alerta, mesmo durante a noite.

“A equipa de médicos e enfermeiros que está aqui, faz a primeira triagem, o que facilita também o procedimento no terreno, porque ao fazerem aqui a triagem já o médico no terreno consegue acompanhar o utente com maior facilidade”, avançou.

A primeira preocupação das pessoas que recorrerem a esta linha verde, informou, é no sentido de saberem quais os sintomas e qual a forma de contágio.

“Justificam sempre qual é o motivo, ou porque estão preocupados, ou porque conhecem alguém que veio de algum lugar ou de alguma ilha ou país que esteve fora. Têm sempre preocupação, mas sempre ligada à sua saúde”, enfatizou.

Victoria Veríssimo reforçou o apelo do Governo, pedindo as pessoas para não estarem a ocupar um médico ou um enfermeiro e os agentes da Protecção Civil sem necessidade, uma vez que “atrapalham a linha” quando realmente há pessoas a necessitar.

Desde do dia 31 de Março que a Protecção Civil tem um software instalado pela CV Telecom que os permite fazer o acompanhamento das chamadas e o número do telemóvel dessas pessoas.

Contudo, informou que até agora esse sistema é usado em caso de alguém que estiver a ligar com alguns sintomas ou alguma preocupação e a chamada cair, por algum motivo, retomam as ligações, enquanto as chamadas de brincadeira não são retomadas.

Esta técnica chama a atenção das pessoas de que para outras eventualidades, como incêndio ou qualquer outra situação que não estiver relacionado com a covid-19, a Protecção Civil tem uma outra linha que as pessoas poderão ligar.

De acordo com as especificidades das chamadas, informou, essas são reencaminhadas pelos técnicos para os Bombeiros Municipais ou para a Polícia Nacional, entre outros serviços.

AM/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos