Covid-19:  441 pessoas em quarentena em Cabo Verde e um paciente recuperado na Boa Vista – responsável

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – O director da Prevenção e Controlo de Doenças revelou hoje que neste momento 441 pessoas estão em quarentena em diferentes concelhos do país e que um paciente infectado com a covid-19 já está recuperado e recebeu alta hospitalar.

Na habitual conferência sobre o ponto de situação da pandemia do novo coronavírus em Cabo Verde, Jorge Barreto disse que Cabo Verde regista 109 casos positivos da covid-19, almejando, entretanto, que neste quadro, o país não venha registar casos considerados “graves” e de óbitos.

Segundo o responsável, as 441 pessoas em quarentena estão distribuídas pelos concelhos da Praia (305), Tarrafal (54), Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos (33), São Domingos (36), São Vicente (7), São Filipe (5), e São Nicolau (1).

Relativamente ao paciente recuperado na Boa Vista, destacou como sendo uma noticia “muito positiva” para o país, adiantando, por outro lado que tanto o da Boa Vista como o da Cidade da Praia, estão informados de que têm de  continuar a seguir as recomendações das autoridades sanitárias que, por sua vez, fará o seguimento dos mesmos.

Conforme informou Jorge Barreto, até agora, dos 109 casos confirmados no país, 75 são casos assintomáticos e com sintomas muito leves e 25 por cento (%) das pessoas apresentam sintomas moderados.

“Em relação as pessoas que estão internadas no isolamento, temos 53 pessoas internadas na Cidade da Praia, sete no isolamento do hospital do Agostinho Neto e 46 no outro espaço de isolamento. No Tarrafal temos dois casos no isolamento, em São Vicente apenas a cidadã chinesa”, afirmou.

Para este responsável, Cabo Verde está numa fase de contenção do vírus, realçando que dependendo da evolução epidemiológica, as pessoas infectadas com a covid-19, assintomáticas do ponto de vista clínico e das condições habitacionais, as mesmas, à semelhança do que muitos países estão a fazer, poderão seguir o tratamento domiciliar.

Relativamente aos casos positivos envolvendo profissionais da saúde e autoridades policiais, disse que “infelizmente, a probabilidade de contágio é muito grande, lembrando que as medidas de protecção anunciadas não garantem a protecção a 100% de contágio da doença e que os riscos são reais.

No que se refere a situação dos idosos infectados com a covid-19, Jorge Noel Barreto informou que os mesmos não têm apresentado sinais de gravidade, almejando que essa classe considerada de risco não venha registar mais casos positivos da covid-19.

Cabo Verde conta com 109 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo  55 na  ilha de Santiago (dos quais 52 no concelho da Praia, dois no concelho do Tarrafal, um em São Domingos), 53 na Boa Vista e um em São Vicente.

Do total dos 109 casos confirmados, constam dois recuperados e um óbito.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infectou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

CM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos