Covid-19: 2ª fase do Programa de Assistência Alimentar irá beneficiar mais de 16 mil famílias de Santiago e Boa Vista

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – A 2ª fase do Programa de Assistência Alimentar vai ser implementada nas ilhas de Santiago e Boa Vista e irá apoiar mais de 16 mil famílias pobres e vulneráveis, disse hoje o presidente da FICASE.

Implementado pelo Governo no âmbito do estado de emergência derivado da covid-19, o programa é coordenado a nível nacional pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), em parceria com as câmaras municipais, delegações do Ministério da Educação, Forças Armadas, Cruz Vermelha de Cabo Verde e outras instituições.

Alberto Fernandes avançou à Inforpress, que depois da prorrogação do estado de emergência por mais 12 dias, nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, a vigorar das 00:00 de 03 de Maio até às 24:00 de 14 de Maio, o Governo decidiu continuar com o Programa de Assistência Alimentar nesses duas ilhas.

Segundo o presidente, essa 2ª fase do programa irá contemplar famílias pobres e vulneráveis inscritas no Cadastro Social Único e pretende atingir 16.707 agregados familiares e 83.403 beneficiários.

Em relação à campanha solidária de mobilização de recursos através de doações online, para reforçar o Programa de Assistência Alimentar, assegurou que até este momento já foram arrecadados mais de 6.000 contos.

Lançada no dia 10 de Abril, a campanha de solidariedade pretende mobilizar cerca de 30 mil contos e reforçar a capacidade de resposta do país na assistência alimentar no retorno à normalidade e na aquisição de géneros alimentícios e produtos de higiene, que serão distribuídos às famílias economicamente mais vulneráveis.

Adoptada pelo Governo para acudir as famílias mais vulneráveis no país, num momento em que Cabo Verde se encontra em estado de emergência, por causa da covid-19, a 1ª fase beneficiou mais de 90 mil pessoas.

Cabo Verde regista 230 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (171, sendo 168 na Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Destes casos testados positivos, há a registar 44 recuperados (34 da Boa Vista, sete na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 267 mil mortos e infectou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Cerca de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos