Cidade da Praia, 20 Abr (Inforpress) – O director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, informou hoje que 289 pessoas estão de quarentena em Cabo Verde, das quais 125 em sistema domiciliar e 164 no regime obrigatório.
Jorge Noel Barreto, que falava na conferência de imprensa diária sobre a Covid-19, avançou ainda que, nas última 24 horas, foram registados sete casos suspeitos de infecção, sendo cinco na Boa Vista e dois na cidade da Praia.
“Em relação a casos confirmados, hoje nós tivemos conhecimento de mais seis casos de Covid-19 em Cabo Verde, sendo quatro no concelho da Praia, um na Boa Vista e um no Concelho do Tarrafal, sendo o concelho do Tarrafal o quarto concelho do País a registar casos de Covi-19 neste momento”, relembrou o responsável.
Já a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Mendonça, avançou que os resultados dos casos suspeitos “estão a ser processados hoje”, mas que “o certo é até amanhã (terça-feira) de manhã saber-se-á a resposta definitiva sobre o resultado desses testes”.
“Para além destes testes, estão a ser realizados exames a algumas amostras enviadas de São Vicente, ainda na sequência da investigação do caso positivo ocorrido naquela ilha”, disse Maria da Luz Mendonça, completando que os casos identificados “têm alguma relação com os casos confirmados”.
Voltando à fala, o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, referiu que as pessoas que contraíram a covid-19 “estão numa situação clínica estável”.
“Não há casos graves, neste momento, o que torna a situação um pouco mais positiva. Até este momento, não tem registado casos de gravidade entre os novos que vêm aparecendo (…), tirando os primeiros casos de covid-19, os estrangeiros que estiveram numa situação de maior gravidade, os casos nacionais têm sido casos que não tê sido muito graves”, acrescentou.
Jorge Noel Barreto pediu ainda para que as pessoas, “cada vez mais” cumpram as medidas, as orientações de prevenção, nomeadamente, o distanciamento social, a lavagem das mãos com água e sabão e, na medida do possível, evitar a circulação desnecessária para evitar ou reduzir o risco de propagação da doença.
“Nós sabemos que, a esta altura, a doença já está a circular no País e, portanto, não será uma surpresa a identificação de mais casos daqui para frente em várias zonas, mas especificamente nas ilhas que, neste momento, estão a registar casos desta doença”, pontuou.
O País conta com 67 casos positivos, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 13 na cidade da Praia, um no concelho do Tarrafal e um na ilha de São Vicente.
Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infectou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China
GSF7JMV
Inforpress/Fim