Coordenadora do programa Mexi Mexê diz-se surpresa com participação das pessoas

Cidade da Praia, 30 Jun (Inforpress) – A coordenadora do programa de actividade física e saúde Mexi Mexê disse hoje à Inforpress que está surpresa com a “participação e dinâmica” das pessoas nas actividades desenvolvidas nos bairros da Praia.

Ivanilda Reis falava durante   as actividades do projecto Rua Activa,  inseridas no Programa Nacional de Actividade Física Mexi Mexe, promovidas no bairro de Safende, pela Direcção-geral do Desporto, em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS).

Segundo Ivanilda Reis, “Rua Activa” tem sido uma iniciativa que consegue atrair as pessoas devido às diferentes modalidades desportivas que as crianças podem experimentar, e também por causa das feiras de saúde para as pessoas mais crescidas.

“Nós não fazemos somente actividades, mas colocamo-nos à disposição das associações comunitárias e propomos acções. De acordo com a dinâmica de cada bairro adaptamos o  programa que fazemos para as crianças, adultos e idosos de forma que estas tenham algum impacto nessas pessoas”, explicou a coordenadora do programa.

Conforme a mesma fonte, para além das actividades desportivas e das feiras de saúde, das orientações para manter uma alimentação saudável e dos cuidados com o corpo, a iniciativa contempla ainda campanhas de sensibilização.

A este propósito destacou, por exemplo, as campanhas de sensibilização “Menos Álcool, Mais Vida”, sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobre a Igualdade e Equidade de Género, e ainda sobre o Jogo Limpo, esta última feita em parceria com a Organização Nacional Anti-dopagem (ONAD-CV)  para alertar as pessoas a não usarem substâncias psico-cinéticas para prática desportiva.

Sobre a edição do programa hoje em Safende, Ivanilda Reis enalteceu a parceria com a associação comunitária local que, na sua óptica, foi a “porta de entrada” para o bairro.

Segundo o recém-eleito coordenador da juventude da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), Claudino Júnior, o programa foi bem recebido no bairro devido à dinâmica que a ACAS tem imprimido em Safende.

“Receber este programa aqui é um reconhecimento do trabalho da nossa associação que se esforça para dinamizar Safende”, afirmou sustentando que “é da responsabilidade dos líderes comunitários” promover um estilo saudável, com boa alimentação, incentivar a prática do desporto e divulgar dicas de como viver melhor.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos