Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV diz que 55% dos militantes foram às urnas

Cidade da Praia, 24 (Inforpress) – A Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV informou hoje que 55 por cento (%) dos militantes foram às urnas nas eleições internas do partido, que ditou a reeleição de Janira Hopffer Almada com 98% dos votos.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, as eleições decorreram num clima de “serenidade”, com todas as mesas a funcionar, para que todos os militantes pudessem exercer o seu direito de voto.

Assim, estiveram em funcionamento 300 mesas de voto, sendo 240 a nível nacional e 60 a nível da diáspora.

A mesma fonte avançou que o processo eleitoral decorreu em todas as estruturas da diáspora, nomeadamente nos Estados Unidos da América (Brockton, Boston, Rhode Island, Florida), na Europa (Portugal, França, Holanda, Luxemburgo, Suíça e Alemanha, Itália), e África (Angola, São Tomé e Príncipe, Senegal e Guiné-Bissau, Moçambique).

A nível nacional, em todas as ilhas, regiões, sectores e/ou municípios (regiões de Santiago Sul e Norte, de São Vicente, do Fogo, da Brava, de Santo Antão, São Nicolau, do Sal, do Maio e da Boavista).

Conforme o PAICV, 98% dos militantes votaram favoravelmente na candidata Janira Hopffer Almada, que concorreu à sua própria sucessão, sendo, dos restantes, 1% expressos como votos não e 1% como votos nulos e/ou brancos.

Os dados da comissão organizadora deste escrutínio indicam que ao todo funcionaram 300 mesas, das quais 240 no país e 60 na diáspora, com o número total de militantes inscritos nos cadernos de 36.329, mas que “feitas as depurações” (falecidos, duplas inscrições e desvinculados deduziu-se como estando aptos a votar 34.773 militantes.

Janira Hopffer Almada é a quinta personalidade na presidência do partido e a primeira mulher a liderar o PAICV, depois de Aristides Maria Pereira, Pedro Pires, Aristides Raimundo Lima e José Maria Neves, venceu na sua primeira eleição, em 2014, por 51,24% dos votos, e em 2017 por mais 90% dos votos.

HR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos