Chuvas: Ministro da Agricultura diz que previsões para este ano são melhores do que ano passado

Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que as previsões pluviométricas para este ano são melhores do que as de 2018, embora não se esteja a contar um “muito bom” ano agrícola.

O governante falava aos jornalistas, na Cidade da Velha, no âmbito lançamento oficial do Projecto de Ordenamento e Valorização da Bacia Hidrográfica de São João Baptista pelo ministério da Agricultura e Ambiente, em parceria com o Banco Árabe de Desenvolvimento Económico em África (BADEA).

Instado a comentar sobre as primeiras chuvas que bafejaram o país, Gilberto Silva afirmou que se está a aguardar outros eventos pluviométricos em todo o país durante todo o mês de Setembro e Outubro para que depois se possa então avaliar e ver até que ponto haverá produção este ano.

Mesmo assim, reforçou que a previsão é “pouco mais” do que a chuva do ano passado.

“Mas estamos a falar de previsões, de modelos que podem enfim ser confirmados ou não”, acautelou Gilberto Silva, avançando que se está a contar, pelo menos, com a produção de pasto.

O ministro disse ainda que Governo estará “preparado” para implementar as medidas que forem necessárias em todos os cenários possíveis.

“Temos que trabalhar para ter mais pasto este ano. Nós sentimos que os agricultores hoje estão muito mais preocupados com esta situação, estão mais sensibilizados e também (…) estão mais resilientes nesta matéria”, prosseguiu.

O ministro adiantou ainda que desde o início da campanha agrícola os agricultores foram apoiados com sementes, estando neste momento o ministério e as delegações a procederem à distribuição de apoios, como forma de “aproveitar bem” a época chuvosa.

“Está havendo não só com as sementes, mas também com outros materiais vegetais, refiro-me por exemplo a materiais que devem ser preparados para a produção da batata, da mandioca (…) tudo isto, no sentido de tirarmos o melhor proveito da época pluviosa”, referiu.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos