Cidade da Praia, 18 Nov (Inforpress) – Cerca de 100 jovens recebem hoje, na Cidade da Praia, uma formação em “coaching”, autoconhecimento, liderança e inovação de modo a conhecerem, principalmente, os três pilares para expandir seu poder pessoal e empreender, promovida pelo Instituto Eptartes.
A formação, a ser ministrada pela “coach” internacional Beatriz Monteiro, enquadra-se na semana global do empreendedorismo.
Em declarações à Inforpress, Beatriz Monteiro explicou que um dos temas principais do workshop, o dos “três pilares para expandir seu poder pessoal e empreender” são “o autoconhecimento que é conhecer quem somos, enraizar-se em quem somos e afirmar-se em quem somos”.
“O segundo pilar é a liderança pessoal que é a forma como eu navego no mundo externo onde vivo, mas continuando a ser eu, porém sempre respeitando o que está no exterior. É como libero a minha vida, o meu dia-a-dia, minhas ideias, os meus projectos. É minha relação entre eu e o mundo lá fora”, explicou a coach.
O terceiro pilar, completou, é a espiritualidade, tendo elucidado que não se refere a nenhuma religião e sim da fé e de nutrir a alma.
“Espiritualidade é como é que eu me ajudo apodero-me através daquilo que não é tão visível, através do Todo (Deus), através dessa força superior, do divino que existe para cada um de nós, e que é muito poderoso quando conseguimos conectar a essa espiritualidade (…)”, esclareceu Monteiro.
Segundo Beatriz Monteiro, trabalhando esses três pilares ao longo da vida, vai-se ganhando autoconfiança, mais clareza e inteligência emocional e com isso, sublinhou, ter-se-á “uma vida familiar mais harmoniosa, entenderás o teu valor pessoal e profissional e consequentemente vais encontrar-te no mundo profissional que está realmente alinhado com quem tu és”.
“Porque vejo que muitas pessoas seguem uma direcção profissional porque ouviram dizer que aquilo é bom e depois não encontram uma felicidade profissional, vão trabalhar como uma obrigação só para receber o salário (…)”, afirmou.
Por sua vez, a presidente da Escola Profissional de Tecnologias e Artes (Instituto Eptartes), Ana Reis Teixeira, avançou que o objectivo primordial é munir os jovens de ferramentas para enfrentarem os novos desafios que surgiram, sobretudo, com a pandemia da covid-19.
“A formação é destinada a todos os formandos da escola e aos jovens que queiram ter um pouco de conhecimento a nível do empreendedorismo, inovação, coaching, liderança e autoconhecimento”, fez saber.
São cerca de 100 jovens a participar da formação, divididos em dois grupos, um de manhã e outro à tarde, disse Ana Reis Teixeira que é, também, mentora e fundadora do Instituto Eptartes, um projecto socio-profissional, que tem beneficiado mais de mil jovens cabo-verdianos, e não só, há mais de quatro anos, com balanço “extremamente positivo” e que, segundo Teixeira, “ultrapassou todas as expectativas”.
“Cada vez mais os jovens têm a consciência de que fazendo a formação profissional, depois, caso queira complementar com outras formações, fica-lhes muito mais fácil a entrada no mercado de trabalho”, frisou a mentora.
A formadora, Beatriz Monteiro, é formada em Coaching, Programação e Neurolinguística e trabalha com o empoderamento feminino e liderança a nível Internacional.
TC/HF
Inforpress/Fim