Centro Saúde de Tira Chapéu promove feira de saúde para atender pessoas da comunidade

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – Mais de 80 pessoas foram atendidas hoje, durante o período de manhã, na feira de saúde realizado pelo Centro de Saúde de Tira Chapéu que contemplou um conjunto de exames e consultas.

O evento promovido pelo Centro de Saúde de Tira Chapéu, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 07 de Abril, tem ainda como propósito “sensibilizar e promover uma vida saudável da população”, com foco na promoção e prevenção.

Em declarações à Inforpress, a directora substituta no centro de saúde, Isabel Tavares, avançou trata-se de uma forma de “chamar a atenção das pessoas” para a prevenção e promoção da saúde.

“Iniciamos com uma aula de tai-bo, proporcionada por elementos da Polícia Nacional, neste momento estamos a atender as pessoas na feira e o propósito é levar as pessoas a consciencializarem-se sobre a educação e sensibilização para a saúde”, disse.

Face ao lema propagado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares”, a médica defendeu que o país está no “bom caminho” e que a população encontra-se “mais informada e mais próxima” do centro de saúde.

Hoje em dia, realçou, o centro de saúde já dá respostas a nível de diagnóstico, exames laboratoriais, nutrição, fisioterapia e consultas de psicologia.

Em relação à saúde primária, sublinhou que se tem dado atenção a saúde materno-infantil, às consultas de doenças crónicas, transmissíveis e não transmissíveis.

Nas vésperas do Dia Mundial da Saúde, a directora substituta no Centro de Saúde de Tira Chapéu chama a atenção da população para a prevenção, exercício ao ar livre e na escolha do que come.

Na feira, além da parte educativa, o Centro de Saúde de Tira Chapéu, segundo a médica, está a oferecer um serviço de medição da tensão arterial, exames de glicemia, peso e medições.

PC/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos