Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia realiza intercâmbio com a sua congénere da ilha do Maio

Porto Inglês, 05 Abr (Inforpress) – O Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia pretende divulgar os seus serviços junto aos jovens, pelo que se encontra no Maio um grupo de formandas e formadoras para intercâmbio com a sua congénere da ilha.

Em conversa com a Inforpress, a coordenadora pedagógica do Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia, Raquel Santos, assegurou que aquele estabelecimento de formação faz também cobertura à ilha do Maio, onde vão contemplar 100 jovens da ilha no programa de estágios profissionais, razão pela qual deslocaram-se ao Maio para mobilizarem as potenciais empresas e instituições que vão acolher os estagiários.

Conforme adiantou aquela responsável, já se deslocaram a várias empresas e instituições para auscultarem as suas necessidades, no que tange a recursos humanos de que precisam, pelo que hoje vão apresentar o programa de estágios profissional e auscultar os jovens diplomados, saber o perfil de cada um, de modo a poderem fazer a mediação com as instituições que se mostrarem abertas a receber os jovens estagiários.

Para além disso, também estão a aproveitar o momento para realizar um intercâmbio com o Centro de Formação Profissional do Maio, pelo que trouxeram as formandas do curso de cabeleireira e estética para divulgarem as suas futuras profissões e ao mesmo tempo para despertar interesse e motivar os jovens da ilha para esta área.

“É claro também que tem a parte social, todas as acções de formação que ministrarmos na Cidade da Praia, ao invés de o formando ficar somente nas instalações do Centro, nós temos esta preocupação de fazê-los demonstrar as suas competências práticas fora, beneficiando a população no geral”, salientou.

Raquel Santos informou ainda que o Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia almeja, também em parceria com a sua congénere da ilha, abrir dois cursos profissionais, sendo um na área de realização de eventos e o outro de cozinha e pastelaria, duas formações com muita procura, realçou aquela responsável.

Por seu lado, o coordenador do Centro de Formação Profissional do Maio, Alírio Martins, afiançou que este intercâmbio enquadra-se no programa que tinham traçado para este ano, que visa a divulgação do estágio profissional aos jovens formandos da ilha.

“É uma vontade antiga do Centro de realizar este curso de cabeleireira e estética aqui na ilha. Só estávamos à espera de algumas orientações, pelo que consideramos que com esta divulgação os jovens sentirão mais motivados e nós pretendemos também brevemente iniciar com esta formação”, fez saber.

Relativamente à parceria com a congénere da Cidade da Praia no concernente à realização dos dois cursos profissionais, Alírio Martins avançou que os mesmos foram financiados pelo IEFP e que o Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia entra como parceira, disponibilizando os formadores para ministrarem as aulas, bem como na elaboração do projecto.

“Esperamos iniciar os cursos brevemente, ainda neste mês vamos abrir as inscrições”, salientou garantindo que estas duas formações vão colmatar algumas necessidades existentes na ilha, razão pela qual têm havido manifestação de muito interesse por parte dos jovens.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos