CAN’2023: Cabo Verde vence Moçambique 3-0 e qualifica-se às oitavas-de-final

Cidade da Praia, 19 Jan (Inforpress) – A selecção de futebol de Cabo Verde qualificou-se hoje para as oitavas-de-final do 34º CAN ao golear Moçambique por 3-0 no Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, em jogo da segunda jornada da fase de grupo do A.

Num derby lusófono, referente a 34ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN’2023, a selecção cabo-verdiana, moralizada pela vitória inaugural diante do Gana (2-1) entrou pressionante, mas perdulário na finalização, mas aos 23 minutos Bebé, na cobrança de um livre, rematou fortíssimo à barra do guardião de “Os Mambas” naquele que foi o lance mais perigoso da etapa primeira.

Já na segunda tentativa, 33 minutos, o mesmo dianteiro, Bebé, disparou um fortíssimo remate na cobrança de um livre, praticamente da linha divisória do meio campo para fazer o golo que levantou as hostes cabo-verdianas, num lance em que, diga-se de passagem, o guardião contrário não fica isento de culpas.

A selecção moçambicana teve uma reacção ténue ao golo dos “Tubarões Azuis” e a sua maior oportunidade de golo não passou de um falso alarme, quando o árbitro marroquino corrigiu uma grande penalidade que havia mal assinalado por carga sobre Geny Caetano, entretanto, prontamente acautelado pelo vídeo arbitro (VAR) e que o mesmo anulou após supervisionar o lance nos ecrãs.

Ao intervalo Cabo Verde vencia por 1-0, mas no reatamento da partida, volvidos apenas seis minutos, isto é, aos 51, o extremo Ryan Mendes, ganhou na raça um central contrário entrou na área e aumentou o “score” para 2-0, resultado que deu maior tranquilidade aos “Tubarões Azuis”.

Insatisfeito com a desvantagem, o moçambicano Geny Caetano, atleta que milita no Sporting de Portugal, rematou à quina da barra do guardião cabo-verdiano, Vozinha, na cobrança de um livre, mas aos 69  minutos, Kevin de Pina desferiu um potente remate fora da área, marcando o 3-0, resultado que sentenciou a partida e a confirmação do apuramento cabo-verdiano.

Cumprida a segunda jornada do Grupo B, Cabo Verde (já qualificado à segunda fase) vence a poule B e lidera a tabela classificativa com seis pontos, seguida do Egipto com dois, do Gana e Moçambique com um cada.

Cabo Verde torna-se assim, a primeira selecção das 32 nesta prova que decorre na Costa do Marfim a qualificar-se à fase seguinte, com pleno de triunfo nos dois jogos já realizados.

De acordo com o regulamento divulgado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) passam à fase seguinte os dois primeiros classificados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros da fase de grupos.

Divisão dos grupos:

Grupo A: Costa do Marfim, Nigéria, Guiné Equatorial e Guiné-Bissau

Grupo B: Egipto, Gana, Cabo Verde e Moçambique

Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné-Conacri e Gâmbia

Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola

Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia

Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia e Tanzânia

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos