Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, mostrou-se hoje convicto de que a campanha “Menos álcool, mais vida” atingiu os seus objectivos essenciais, destacando o “papel importante” das entidades que abraçaram a causa.
O Chede do Estado fez esta declaração na Cidade da Praia, ao proferir o seu discurso na apresentação do “Inquérito sobre os impactos da campanha Menos álcool, mais vida e da pandemia da covid-19 no consumo de bebidas alcoólicas”, no âmbito do estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
“Não tenho dúvidas de que a campanha “Menos álcool, mais vida” atingiu os seus objectivos essenciais, que eram os de contribuir para o debate público de um problema que afecta, de forma muito poderosa, directa ou indirectamente, a vida de parcela muito significativa da população do nosso País”, posicionou Fonseca.
Para o mais alto magistrado da Nação, os diversos estudos já realizados apontam para essa realidade, através de indicadores que atestam que uma maioria muito expressiva da população conhece a campanha e apoia os objectivos que ela preconiza.
Segundo o Chefe do Estado, o aumento da consciencialização da necessidade de se encarar, efectivamente, o problema do alcoolismo, não resulta apenas das actividades da referida campanha, tendo reconhecido também o trabalho desenvolvido por importantes agentes, nomeadamente os ligados à saúde.
“Como se tem afirmado, é provável que nunca estivemos numa situação tão favorável para enfrentar a complexa questão do alcoolismo, como agora,” comentou, apontando a necessidade de se aprofundar a informação e a sensibilização, particularmente junto dos mais novos, tendo incentivado as escolas a continuarem a desempenhar o seu “papel fundamental”.
Jorge Carlos Fonseca regozijou-se pelo facto de todos os envolvidos na causa terem contribuído para um melhor conhecimento das questões relacionadas com o alcoolismo, e por verificarem que a mensagem tem tido impacto no comportamento das pessoas, relativamente ao abuso de bebidas alcoólicas.
Aproveitou a oportunidade para agradecer aos técnicos do INE e ao presidente do Conselho de Administração da instituição, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) que, com os técnicos da campanha “Menos álcool, mas vida”, elaboraram um dos mais importantes estudos sobre consumo de bebidas alcoólicas em Cabo Verde.
“Através das 16 entidades que aceitaram o nosso repto e concorreram, saúdo efusivamente todas as mulheres e homens que de alma e coração se entregam a esta importante causa”, cortejou.
Para finalizar, o Presidente da República reiterou o seu compromisso de, na qualidade de cidadão desta “grande Nação e do mundo”, continuar a apoiar este projecto que se iniciou como uma iniciativa presidencial e se transformou “num grande movimento” cívico de abrangência nacional.
TC/DR
Inforpress/Fim