Câmaras de Santa Catarina e de Amiens (França) reforçam cooperação

Assomada, 08 Abr (Inforpress) – As câmaras municipais de Santa Catarina e de Amiens (França) reforçaram hoje a sua cooperação sobretudo no domínio da educação desde o pré-escolar, uma área “chave para o desenvolvimento” daquele município do interior de Santiago.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, em declarações à Inforpress no final de um encontro que manteve esta manhã com a vereadora da Educação de Amiens, Mathilde Roy, e sua delegação, cuja deslocação ao município é organizada pela Associação de Cabo Verde em Amiens (ACVA).

No encontro analisaram ainda o reforço da sua cooperação nos domínios da agua e saneamento e saúde.

No domínio da educação, para além de equipamentos informáticos e mobiliários, este aprofundamento prevê construção de placas desportivas, parques de lazer e reabilitações de escolas e jardins degradas.

Na ocasião, discutiram-se a possibilidade daquele município francês apoiar a congénere cabo-verdiana na reabilitação de habitação social, estando neste momento identificadas 2000 casas por reabilitar, mormente tectos, e ainda com equipamentos desportivos.

Conforme o executivo camarário, esta “cooperação antiga”, ou seja, iniciada em 2009 através da ACVA, tem dado “muitos resultados” e melhorado a qualidade de vida dos beneficiados, referindo-se à ligação domiciliária de água.

Segundo o edil santa-catarinense, a delegação vai constatar “in loco” que os apoios daquele município francês têm sido “útil”, que têm chegado as famílias e têm mudado a vida das mesmas, tanto no domínio da ligação de água (em curso), saúde e da educação.

No domínio de saneamento, José Alves Fernandes avançou que este reforço vai permitir a mobilização de equipamentos de funcionamento do Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e alargamento de nova rede de esgotos no centro da cidade de Assomada.

Por sua vez, o presidente da Associação de Cabo Verde em Amiens (ACVA), Simão Moreira, que tem feito a “ponte” entre os dois municípios, lembrou que a cooperação iniciou-se no domínio de água e saneamento e educação, mas que agora integra também a área da saúde.

A este propósito, avançou à Inforpress que uma equipa médica na área de ortopedia vai estar de 29 de Abril a 09 de Maio no Hospital Regional Santa Rita Viera para consultas e realização de cirurgias.

Sobre o domínio da água e saneamento, Simão Moreira informou que 2018 fizeram ligação domiciliária em Boa Entradinha (100 casas), em 2019 de mais 100 em Tabessa Baixo, estando previsto para 2020 levar este projecto a João Bernardo e Librão de Engenhos.

Na educação, informou que a ACVA, em parceria com o município de Amiens, tem ajudado as escolas do município de Santa Catarina com mobiliários e equipamentos informáticos, tendo assegurado que estes apoios vão continuar, aliás, lembrou que já estão a preparar um contentor com vários materiais.

Para além do reforço da cooperação, a delegação de Amiens visitou as escolas que receberam os equipamentos informáticos e de escritório oferecidos em 2018 para atestar o bom uso dos mesmos.

Jardim Infantil de João Dias, Escola Secundária Napoleão Fernandes e Escola Justina Ferreira (Achada Falcão) e Liceu Amílcar Cabral (Assomada), são as estruturas educativas visitadas.

FM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos