Câmara de Santa Catarina promove campanha de limpeza na orla marítima de Rincão (c/áudio)

Assomada, 07 Jun (Inforpress)- A Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago) promoveu hoje uma campanha de limpeza na orla marítima de Rincão, para consciencializar a população dessa vila piscatória sobre o ambiente, cuja frente marítima vai ser requalificada ainda este ano.

Trata-se, segundo a autarquia, de uma obra que já tem financiamento do Fundo do Ambiente e do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade (PRRA), que contempla piscina natural, quiosques, trilhas, fitness park, uma praça, calcetamento das ruas e duas estátuas em homenagem a ferro e gaita e as vítimas da tragédia de metanol.

Em declarações à Inforpress, o vereador do Ambiente e Saneamento, Vladmir Brito, explicou que a iniciativa, que se enquadra no âmbito do Dia Mundial do Meio do Ambiente, assinalado a 05 de Junho, visa ainda sensibilizar e despertar nos moradores daquela vila piscatória que ali existe uma baía “bonita” que, no entanto, precisa ser conservada e mantida limpa e bonita.

Na ocasião, o autarca lembrou que a edilidade santa-catarinense, para além desta “pequena campanha de limpeza” na orla marítima de Rincão, tem vindo a desenvolver desta segunda-feira, 03, um conjunto de actividades em comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

De entre as actividades destacam-se palestras com alunos de Boa Entrada, oficinas de reciclagem e exposição de materiais reciclados dos alunos da Escola Secundária Grão-Duque Henri, exposição e venda de plantas ornamentais dos produtores de Boa Entrada, concurso, visitas guiadas e jogos direccionados aos alunos do Ensino Básico Obrigatório (EBO) e Ensino Secundário.

O autarca considerou a ideia de levar a palestras a Boa Entrada e campanha de limpeza a Rincão de “casamento perfeito”, tendo em conta que ambas as localidades vão receber dois “grandes projectos”, sendo que o do Piolão de Boa Entrada o concurso já foi lançado e o de Rincão o projecto vai ser socializado este domingo com a população.

Ou seja, ajuntou que a edilidade pretende sensibilizar e consciencializar a população desses dois povoados sobre a questão do ambiente antes da materialização dos projectos.

As actividades no âmbito do Dia Mundial do Meio Ambiente culminam este sábado, com uma “marcha pelo ambiente”, no centro da cidade de Assomada, a partir das 10:00, contando com participação de alunos do EBO e Ensino Secundário, professores, desportistas activistas sócias e ambientais.

A edilidade, segundo a mesma fonte, pretende com esta iniciativa mostrar que mais do que o trabalho de limpeza e do saneamento que as pessoas tenham consciência de que a responsabilidade ambiental não é apenas do Governo e da câmara municipal, mas sim de todos.

Aliás, defendeu que todos devem e podem trabalhar para melhorar o ambiente.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos