Câmara Municipal da Praia endereça mensagem de condolência pela morte de Dom Paulino Évora

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP) endereçou hoje uma mensagem de condolência pela morte de Dom Paulino Évora, destacando o primeiro bispo cabo-verdiano como “ilustre figura” da história da Diocese de Santiago.

Numa nota, a CMP disse que com “muita dor e tristeza”, que a autarquia praiense tomou conhecimento do desaparecimento físico da Sua Excelência Reverendíssimo Dom Paulino Livramento Évora, primeiro Bispo cabo-verdiano a servir a igreja católica em Cabo Verde.

Refere que o bispo chegou a Cabo Verde para assumir e orientar a Diocese de Santiago em 1975, depois de servir Angola e Portugal em missão.

Assim, prossegue, durante a sua missão, Dom Paulino dedicou-se inteiramente ao serviço dos católicos dando especial atenção e prioridade à educação religiosa, Juventude e à família.

“Seguramente, os cabo-verdianos e toda a comunidade católica em geral, saberão honrar a memória desta ilustre figura e o seu contributo à história da nossa diocese”, lê-se na nota.

Para concluir, a Câmara Municipal da Praia, nesta hora de “dor e consternação”, apresenta ao bispado, à Diocese de Santiago, aos familiares e à toda a comunidade católica as mais sentidas condolências.

Segundo o comunicado de imprensa da Diocese de Santiago, o corpo do Bispo Emérito ficará para velório no convento das Irmãs Franciscanas em Achada Santo António até terça-feira, às 16:00.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos