Cabo Verde trabalha para a implementação da ODS com a erradicação de pobreza, sociedade inclusive – Governo

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – O Governo quer trabalhar para que Cabo Verde atinja os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODS) com a erradicação de pobreza, sociedade inclusive com saúde e bem-estar para todos mediante a preservação do planeta através parcerias, paz e prosperidade.

Esta convicção foi manifestada hoje a imprensa pelo ministro da Presidência do Conselho de ministro e ministro do Desporto, em pleno relvado do Estádio da Várzea, durante a realização da “Maior Aula do Mundo sobre os ODS” (Objectivos do Desenvolvimento Sustentável), evento que envolveu milhares de crianças dos diferentes estabelecimentos do ensino de Santiago.

Fernando Elísio Freire enalteceu a importância das crianças nesta iniciativa por considerar que é através delas que se consegue ter uma sociedade no futuro muito mais inclusiva e com muito menos pobreza em que o desporto desempenha um papel fundamental naquilo que são os verdadeiros valores de uma sociedade: “a paz, a harmonia, a partilha a preservação do ambiente e a sustentabilidade do desenvolvimento”.

Já a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde enalteceu o significado desta iniciativa conjunta da Unicef e da Unesco, alegando que se pretende com  o evento sensibilizar, informar e inspirar as crianças e os jovens sobre os ODS, iniciados em 2015.

“É uma maneira das crianças, de uma forma interactiva e prática, para, através de jogos e de gincanas, tomarem mais contactos com os ODS, seja a redução da pobreza, da igualdade de géneros”, realçou Ana Patrícia Graça.

Explicou que a “Maior Aula do Mundo sobre os ODS” já teve lugar em 130 países, tendo atingido mais de oito milhões de crianças, por forma a atingir miúdos de todo o mundo.

Promovido em parceria com a Unicef e a Unesco pretende-se, igualmente, com este evento assinalar o 30º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, tratado dos Direitos Humanos mais ractificado pelos Estados membros das Nações Unidas, com a perspectiva de que este instrumento é essencial para a concretização dos ODS.

A “Maior Aula do Mundo sobre os ODS” contou ainda com a presença do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que se mostrou radiante pela iniciativa e entusiasmo demonstrado pelas crianças, oportunidade aproveitada para distribuir “pins” olímpicos às crianças.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos