Nova Sintra, 30 Set (Inforpress) – As obras de requalificação do Centro Histórico de Nova Sintra arrancaram esta terça-feira, 29, com a remoção das pedras da calçada na rua Almirante Reis.
O concurso público da obra foi lançado em Setembro de 2019, onde o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas lembrou a elevação do centro histórico da cidade de Nova Sintra à categoria de Património Cultural Nacional, constituindo um “exemplo excepcional de assentamento tradicional numa simbiose perfeita entre o meio físico, o homem e a sobrevivência”.
Pelas suas “características peculiares”, passou a integrar a lista indicativa de Cabo Verde na UNESCO, em Março de 2016, e foi declarado Património Nacional pela resolução nº 35/2012, de 21 de Junho, cujo objectivo consistiu na “promoção de uma gestão que enfatiza a preservação e valorização do seu legado patrimonial”.
No acto do lançamento da obra em meados do mês de Agosto, a ministra das Infra-Estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, considerou que a obra vai “preservar e melhorar” o espaço público, pois, explicou na ocasião que “se pretende criar um tampão à volta da cidade para preservar e melhorar todo o espaço público dentro deste tampão”.
Estas obras, orçadas em mais de 27 mil contos e financiados no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA) visam requalificar os arruamentos da cidade de Nova Sintra e a conclusão dos trabalhos está prevista para Dezembro deste ano.
MC/HF
Inforpress/Fim