Brava: Máquina de gelo na zona de Lomba já está em funcionamento

Nova Sintra, 21 Mar (Inforpress) – A máquina de gelo na ilha Brava, que se encontrava avariada, há mais de seis meses, voltou ao funcionar, para dar corpo ao projecto de impacto na localidade denominado “Project Brava Fish”.

O assessor municipal, Danilson Andrade, contou à Inforpress, que a máquina esteve algum tempo sem funcionar devido a uma avaria em alguns tubos, falta de gás e de manutenção, mas para o concerto, tiveram que trazer um técnico da Praia.

O concerto da máquina, enquadra-se num dos primeiros passos da autarquia e do programa Plataforma de Desenvolvimento Local 20/30, que está a desenvolver na localidade de Lomba – Tantum, o “Project Brava Fish”.

Este projecto contempla a montagem de uma cooperativa de pesca, que além da venda de materiais para a pesca, actuará no processo de transformação e conservação do pescado.

O mesmo vai contribuir não só para o “empoderamento económico” da população, mas também o “empoderamento social”, trabalhando as questões sociais, como a violência baseada no género (VBG), o abuso sexual, o consumo do álcool e a formação profissional, de forma a “garantir” mais empregabilidade para os jovens.

Danilson Andrade explicou que esta é uma forma para iniciar com o projecto, dar corpo ao mesmo e começar com o processo de criação de gelo, visto que, nesta comunidade piscatória, muitas vezes, os pescadores e as peixeiras enfrentam várias dificuldades em conservar o produto.

Salientou ainda, que seria uma pena deixar este equipamento abandonado, sem funcionamento e utilidade, uma vez que, foi adquirido para apoiar esta comunidade.

Devido a questão da sustentabilidade desta unidade de produção de gelo, Danilson Andrade avançou que a equipa e outros parceiros estão estudando a possibilidade de arranjar painéis solares, diminuindo assim o gasto de energia.

Desta máquina de gelo dependem várias peixeiras e pescadores de Lomba-Tantum, e alguns de Fajã D´Água, principalmente quando estão a exportar o pescado e alguns barcos de pesca, que fazem a faina nas encostas da ilha.

A reparação da máquina deixou satisfeitos os pescadores e peixeiras da ilha, porque, conforme alegam, mesmo que neste momento não estão pescando em grandes quantidades, a esperança é que mais tarde apareça peixe em grande quantidade e a unidade de produção de gelo é a única que pode ajudá-los a conservar os peixes sem prejuízo.

O “Project o Brava Fish” engloba também várias acções de formações transversais, desde VBG, saneamento, tratamento e conservação de pescado, para culminar com a criação de da cooperativa na zona de Lomba e assim dinamizar todo o sector das pescas da localidade.

MC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos