Nova Sintra, 23 Out (Inforpress) – Um grupo de 19 jovens concluiu sexta-feira a Formação Pedagógica Inicial de Formadores, juntando-se a mais 20 que se formaram em 2018 para reforçar o nível e a diversidade de formação profissional na Brava.
Em declarações à Inforpress, o responsável pelo pelouro da Educação, Formação e Juventude da Câmara Municipal da Brava, Mário Soares, explicou que esta que é a segunda edição desta formação na ilha, surgiu da necessidade de diversificar as áreas que já existem, e assim trazer outros tipos de ofertas para a ilha.
Segundo a mesma fonte, a Câmara Municipal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão dar resposta à dinâmica que a ilha possui neste momento a nível de formações, tendo a oportunidade de trazer formações de outras áreas que até então não tinham sido possíveis administrar na Brava.
“Tendo mais formadores, acreditamos que muito mais acções de formações acabam por chegar na Brava, e tira um peso a nível do orçamento que é deslocar formadores para à ilha Brava, porque muitas vezes o custo adicional a deslocação tem dificultado a realização de algumas acções de formação na ilha”, disse o vereador.
Gilson Semedo, um dos recém-formados, fez um balanço “bastante positivo” tendo em conta o que conseguiu aprender e o intercâmbio desenvolvido durante esta acção de formação, comprometendo-se a partilhar os conhecimentos adquiridos e ganhos sempre que houver disponibilidade.
Igualmente, Djeny Tavares realçou que o espaço foi de aquisição e partilha de grandes conhecimentos, sublinhando que já está a praticá-los e a implementá-los nas práticas pedagógicas nas salas de aula e no seu dia-a-dia, partilhando-os com outras pessoas.
Esta formação, que teve uma carga horária de 100 horas, foi financiada pelo Programa Jov@Emprego, em estreita articulação com o IEFP, através do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) da região Fogo/Brava.
MC/CP
Inforpress/Fim