Brava: Cerimónia de ordenação é o ponto alto das comemorações dos 120 anos da Igreja do Nazareno em Cabo Verde

Nova Sintra, 13 Nov (Inforpress) – Uma cerimónia de ordenação liderada pelo superintendente-geral, Eugénio Duarte, é o ponto alto das comemorações dos 120 anos da Igreja do Nazareno do país, cujas actividades estão a decorrer na ilha Brava.

Em declarações à Inforpress, o pastor da igreja na Brava, Roberto Barbosa, explicou que além dele, serão ordenados a sua esposa e mais dois membros do Distrito Sul.

Com esta ordenação, realçou que já é possível pregar em qualquer lugar do mundo, uma vez que conforme esclareceu, um pastor da Igreja do Nazareno, quando termina os estudos é um pastor licenciado e todos os anos tem de se dirigir à junta que emita os credenciais ministeriais onde é atribuído uma licença anualmente para ser pastor, mas quando é ordenado, não precisa desta licença e prega em qualquer parte do mundo.

Quanto a ordenação e o seguimento da vida cristã, o pastor foi questionado sobre os maiores desafios que a igreja possui hoje com os jovens, tendo destacado a vasta área de distração, entre outras coisas que são apresentadas aos jovens e adolescentes hoje em dia, que acabam afastando-os de Deus.

Realçou que no passado não se verificava tal situação, exemplificando com a televisão, internet, telemóvel, entre outras inovações que levam os jovens a pensarem em outras coisas.

“Acredito que é necessário despertarmos esta camada para um novo mover e um novo relacionamento com Cristo”, disse o pastor Roberto Barbosa, reforçando que tentam ser amigos e irmãos de todos, para mostrar que a vida é feita de amizades, baseada no respeito mútuo.

Além disso, sublinhou que tentam apresentar aos jovens o outro lado do Evangelho, pois estes, muitas vezes pensam que o Evangelho é só o perder.

“Na verdade, não é assim, por isso apresentamos que somos livres para fazer o que queremos, só que é Cristo quem nos ajuda a escolher qual o melhor caminho e com o tempo vamos crescendo na maturidade espiritual”, disse o religioso, reforçando que fazem palestras com os jovens, demonstram-lhes alguns exemplos através de filmes educativos, além dos exemplos do dia-a-dia da vivência na sociedade.

A ilha Brava é o epicentro destas celebrações, que decorrem de 12 a 14 de Novembro, sob a orientação do superintendente-geral, Eugénio Duarte.

Da programação consta uma apresentação do roteiro histórico da Igreja do Nazareno, primeiro na zona portuária de Furna, por Mário Lima, e depois em Achada Ponta, pelo reverendo Austolino Levy, conferências, culto e homenagem ao reverendo Manuel Sança Gomes, que faleceu recentemente nos Estados Unidos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos