Boa Vista/Saúde Ocular: Erro refractivo, pterígio e suspeita de catarata são as principais preocupações

Sal Rei, 11 Jul (Inforpress) – O erro refractivo, o pterígio e suspeita de catarata são as principais preocupações em termos de saúde ocular na ilha da Boa Vista, informou hoje a delegada de Saúde, Krisia Delgado.

A responsável, que falava à Inforpress a propósito do Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado a 10 de Julho, disse que o Centro de Saúde da Boa Vista efectuou, desde Abril último, 233 despistes de doenças de visão, tendo detectado erros refractivos, pterígios e suspeitas de catarata.

Fez saber que a estrutura sanitária não dispõe de médico especialista residente na área de saúde ocular e que conta com a prestação de um voluntário ortoptista.

Entretanto segundo informações recolhidas pela Inforpress, em matéria de saúde ocular na ilha de Boa Vista existem duas clínicas/lojas privadas de ortóptica e ortometria.

Um desses estabelecimentos assinou, em Maio último, um protocolo com a edilidade, em que os munícipes assinalados como socioeconomicamente carenciados passaram a ter acesso a consultas de ortóptica e ortometria e ainda lentes e armação gratuitas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que a cegueira afecta 39 milhões de pessoas e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão.

De acordo ainda com a OMS, mais de 75 por cento (%) dos problemas visuais poderiam ser evitados ou curados se diagnosticados precocemente.

Além dos exames de rotina a OMS recomenda a prática de hábitos e cuidados, visto que uma boa parte das doenças nos olhos, é causada pelo tempo, ou por uso indevido de produtos, sem consulta médica.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos