Boa Vista: Núcleo da Associação de Luta contra o Cancro com consultas de urologia gratuitas  

Sal Rei, 07 Nov (Inforpress) – O núcleo da Boa Vista da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Cancro (ACLCC) inicia hoje um programa de consultas gratuitas de urologia na cidade de Sal Rei, actividade que se enquadra na programação “Novembro Azul”.

A informação foi avançada pela presidente do núcleo da Boa Vista da ACLCC, Raquel Lima, que falava à Inforpress sobre a programação “Novembro Azul”, o mês internacional do cancro da próstata, desenvolvida em parceria com câmara municipal e em conjunto com Delegacia de Saúde.

O programa, segundo a mesma fonte, inicia-se hoje com a chegada à ilha de  dois urologistas que vão iniciar de imediato as consultas gratuitas de rastreio de cancro da próstata, que será concluída no sábado, 11, em todos os povoados da ilha.

Raquel Lima, que perspectiva “maior adesão do que do ano passado, para ultrapassar a cifra de 350 homens que realizaram o exame, avançou que somente na cidade de Sal Rei já havia mais de 100 homens inscritos para fazer o rastreio, facto que destacou como positivo.

Ainda sobre a logística da actividade nos povoados, a presidente adiantou que as inscrições ainda estavam baixas em relação ao ano passado, mas garantiu que a equipa encontra-se no terreno para informar, sensibilizar e demonstrar a importância de proceder este exame de diagnóstico todos os anos.

Quanto a balanço prévio do mês de luta contra ao cancro de mama e útero, “Outubro Rosa”, a dirigente do núcleo da Boa Vista da ACLCC congratulou-se com os rastreios realizados na localidade de Povoação Velha onde não houve registo de casos suspeitas.

Daí destacar este facto de “bom” quando a equipa se desloca às localidades para este género de actividades e regressa optimista com resultados do género.

Ainda sobre “Outubro Rosa” deste ano, Raquel Lima disse que em relação ao ano passado ultrapassou o número de 96 mulheres rastreadas aos cancros da mama e útero.

Para esta semana, Raquel Lima indicou que haverá reforço da mensagem de prevenção contra os cancros de próstata, útero e mama, com uma conversa aberta no Centro de Arte e Cultura (CAC) sob o tema “A importância do apoio psicológico na luta contra o cancro”, na sexta-feira,10.

A agenda “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” termina na sexta-feira, 18, com uma marcha pela cidade de Sal Rei, agregando a causa destas duas lutas.

“A palavra-chave em todos os rastreios que fazemos é a prevenção, apelamos aos homens e mulheres para não deixar somente para estes dois meses de Outubro e Novembro, mas sim que façam os rastreios de próstata, mama e útero o ano inteiro, em qualquer altura do ano”, apelou Raquel Lima.

VD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos