Boa Vista: Forte Duque de Bragança vai ser reabilitado com obras de escavações arqueológicas

Sal-Rei, 25 Mar (Inforpress) – O Forte Duque de Bragança, no ilhéu de Sal-Rei, na Ilha da Boa Vista, começou hoje a receber as obras de escavações arqueológicas, cuja reabilitação enquadra-se no Plano Nacional de Reabilitação dos edifícios históricos e religiosos.

Promovida pelo Instituto de Património Cultural (IPC), esta obra de reabilitação é financiada integralmente pelo Governo através do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade (PRRA), no montante de 45,3 mil contos.

Para o efeito, deslocou-se à Boa Vista uma delegação técnica constituída pela arqueóloga Nireide Tavares e pelo técnico Francisco Moreira, que, durante duas semanas, estará a cargo de proceder a prospecções no interior e na zona envolvente ao forte, visando a recolhe de vestígios que servirão de base para a elaboração do projecto de reabilitação do edificado.

O Forte Duque de Bragança, de acordo com informações do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, foi edificado por volta de 1820, para a defesa do ancoradouro de Sal-Rei, contra os ataques de piratas e corsários, uma vez que, a ilha naquela época tinha um papel crucial na exploração do Sal.

Quanto à sua arquitetura, possui planta quadrangular, adaptado ao terreno.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos