Boa Vista: Alunos do secundário esclarecidos sobre dia de Defesa Nacional, recrutamento militar e Forças Armadas

Sal Rei, 7 Nov (Inforpress) – Os alunos da escola secundária da Boa Vista tiveram hoje oportunidade de se informarem sobre defesa nacional e importância das Forças Armadas durante palestra proferida pelo capitão Zeferino Duarte, atividade realizada em comemoração ao Dia da Defesa Nacional

Esta actividade, que aconteceu no auditório do estabelecimento escolar, enquadrou-se na comemoração do Dia da Defesa Nacional que se assinala no dia 06 de Novembro, organizada pelo Ministério da Defesa Nacional, que tem procurado alargar as celebrações deste dia, por forma a incutir nas forças vivas da sociedade e nos cidadãos o papel e a importância da sua participação nas questões de defesa.

Durante a palestra, o oficial das forças armadas fez primeiro uma abordagem da luta de libertação nacional, da situação da defesa nacional, existência das forças armadas antes e depois da dependência de Cabo Verde.

O palestrante explicou sobre a data da defesa Nacional, nomeadamente as razões da sua comemoração, e como surgiu, como está organizada as forças armadas de Cabo Verde, a responsabilidade de cada região militar do país e as competências da guarda-costeira nacional.

Os alunos presentes receberam ainda informações sobre o recrutamento militar, bem como esclarecimentos deste processo.

“Como é da nossa responsabilidade, da Segunda Região Militar de que Boa Vista faz parte, então é de toda a justiça fazermos presentes nesta ilha no sentido de sensibilizar as pessoas sobre esta responsabilidade que temos da parte militar para com a ilha e de todo o Cabo Verde”, disse Zeferino Duarte, em declarações à imprensa.

“A conversa aberta com os alunos foi um momento oportuno, sendo que estão na fase etária próxima de inspeção militar ou prestação de serviço militar para os que forem selecionados”, considerou, verificando que existe défice em termos de informação e algumas formas de pensar que não tem nada haver com aquilo que realmente é a defesa nacional e o serviço militar obrigatório.

O capitão Zeferino reiterou haver défice de informações sobre o assunto, mas aclarou que, de certa forma, os alunos acabam por ter sempre acesso a um ou outras informações, às vezes meio desgarrada, por isso, frisou a importância das questões colocadas pelos alunos, das quais, observou serem as mesmas postas por outros alunos de outros liceus e da mesma faixa etária.

“Tendo em conta a responsabilidade que todos têm na questão de defesa nacional nós todos devemos absorver esta ideia como algo nosso, e parar de pensar que a defesa nacional é dos outros, mas sim é responsabilidade nossa”, analisou.

O oficial considerou que a defesa nacional não é só responsabilidade das forças armadas e que todos devem ficar cientes disso, principalmente os mais jovens que estão um pouco distantes daquilo que é a informação real sobre este assunto.

VD/JMV
Inforpress/fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos