Banco de Cabo Verde e parceiros promovem a partir de segunda-feira a “Semana da Poupança”

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – O Banco de Cabo Verde (BCV) e alguns parceiros promovem, a partir de segunda-feira até o final de Outubro, a Semana da Poupança, enquadrada no âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se comemora anualmente a 31 de Outubro.

Conforme a nota, a “Semana da Poupança” tem como objectivo celebrar o Dia Mundial da Poupança, através de acções de formação e de sensibilização da população, nomeadamente, acerca da importância da poupança e da educação financeira.

“Pretende-se com esta iniciativa contribuir ainda para que as pessoas melhorem continuamente a gestão dos seus recursos financeiros e cultivem o hábito da poupança”, lê-se na nota.

Conforme a organização do evento, nas várias iniciativas de educação financeira previstas, vão ser abordados temas relacionados à poupança, orçamento familiar, da importância da educação financeira, do crédito responsável e do investimento, lembrando ainda que a acção é dirigida à população em geral, com particular incidência nas crianças, jovens e mulheres.

A abertura oficial do evento acontece na ilha de São Vicente, no dia 25, com uma palestra intitulada “Importância da Poupança” e na cidade da Praia com uma palestra sobre o tema “Educação Financeira no Contexto Laboral”, no dia 29 de Outubro.

Dados recentes divulgados pela Lusa, de acordo com o histórico do BCV, apontam que os depósitos de poupança nos bancos cabo-verdianos ultrapassavam no final de 2019 os 6.675 milhões de escudos (59,9 milhões de euros), pelo que se tratou de um crescimento de 11,4% no ano de 2020.

De acordo com a mesma fonte, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) realizou um inquérito de conjuntura das famílias cabo-verdianas no segundo trimestre de 2020, chegando à conclusão de que a maior parte dos inquiridos (93,2%) considerou que a actual situação económica do país não permite fazer poupança.

A Semana da Poupança conta com a parceria da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), Associação de Jovens Economistas (AJECON), Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO), a Associação para a Promoção da Educação Financeira (PROFIN), a Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM), a Bolsa de Valores (BVC), a Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV, a Fin Academy, e da ONG OEJ. Juventude, Orientação e Empoderamento de Jovens.

AT/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos