AVPLP promove VI Encontro de Poetas de Língua Portuguesa com publicação de antologia comemorativa

Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – A Academia Virtual de Poetas de Língua Portuguesa (AVPLP) promove o VI Encontro de Poetas de Língua Portuguesa, cuja abertura será marcada com publicação de uma antologia comemorativa, a partir de 05 de Setembro, no Rio de Janeiro, Brasil.

Segundo um comunicado de imprensa publicado no site oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), depois de Rio de Janeiro, as cidades de Bissau e Lisboa sediarão a edição nos dias 17 a 21 de Setembro e 16 a 28 de Setembro, respectivamente.

Este encontro, avançou a mesma fonte, pretende reunir poetas dos Estados-membros da CPLP, numa programação que inclui palestras, mesas redondas, tertúlias de homenagem a poetas consagrados e visitas guiadas

A organização, prosseguiu a fonte, pretende publicar uma antologia comemorativa do encontro, reunindo poetas do espaço lusófono com o mínimo de dois participantes por país, que será distribuída gratuitamente às bibliotecas públicas nacionais dos Estados-membros e Estados Observadores Associados da CPLP.

O evento conta com o apoio do Museu da República e do Real Gabinete Português de Leitura do Brasil, do Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude e Cultura da Guiné-Bissau e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Iniciado em 2013, o Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (EPLP) tem por objectivo integrar e reunir anualmente poetas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de dar a conhecer a arte e a cultura de todo o mundo lusófono.

A Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa (AVPLP) é uma associação civil, sem fins lucrativos e tem o poeta Luís de Camões como seu patrono.

A AVPLP é constituída por poetas naturais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A AVPLP visa ainda congregar poetas que escrevam poesia na Língua Portuguesa e que se utilizem da Internet para publicar e divulgar suas obras, sem distinção de raça, crença ou convicções políticas, defender os interesses comuns colectivos dos académicos, quando prejudicados no desempenho de suas funções.

Promover intercâmbio cultural com órgãos governamentais e entidades congéneres, tanto do Brasil como de outros países que tenham o Português como língua oficial e promover saraus, publicações, exposições artísticas e concursos ao vivo ou por intermédio da internet, são de entre outros os objectivos da ACPLP.

CM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos