Autárquicas2020/Santa Catarina: Rincão terá fábrica de tratamento e conservação de pescado – Armindo Freitas

Assomada, 20 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em Santa Catarina para as eleições de 25 de Outubro, quer instalar na comunidade de Rincão uma fábrica de tratamento, transformação e conserva de pescado.

O candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas, quer aproveitar toda a potencialidade de Rincão, uma das duas localidades com acesso ao mar em todo o concelho.

A pesca é uma das actividades económicas mais expressivas e, por isso, a equipa da candidatura do PAICV, pretende criar as condições para que a comunidade consiga tirar maior proveito do mar imenso que tem pela frente.

Em visita à localidade, o candidato falou também de projectos para agricultura e pecuária, afirmando que “os agricultores terão mais água e em melhores condições”.

“Levaremos o sistema de rega gota-a-gota para as suas propriedades. Os criadores de gado terão acesso a financiamento para poderem introduzir raças melhoradas”, frisou.

Freitas assegura que pretendem mobilizar armadores de navios para actuarem na localidade em parceria com a Associação de Pescadores, ou seja, a ideia é pescar em grandes quantidades.

“Só assim poderemos ter uma fábrica para receber, tratar, transformar e conservar pescado”, disse, sendo que, além disso, para os pescadores, o candidato promete apoio para aquisição de motores e construção de botes.

Em termos sociais, a candidatura diz ter constatado no terreno várias moradias degradadas, que serão beneficiadas com reabilitação.

“Toda a comunidade vai ser reabilitada. Um projeto muito prometido à população, mas não implementado. As obras irão contemplar arruamentos e reabilitação de moradias degradadas. Aliás, a nossa plataforma já prevê um programa de fomento a habitação social em todo o concelho”, sublinhou.

Ainda no âmbito da reabilitação urbana, Freitas comprometeu-se a construir um muro de protecção para famílias da zona de La Baxu La, que sofrem com os efeitos das fortes ondulações.

Nas autárquicas de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, no concelho de Santa Catarina concorreram dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) conquistado a câmara com 7.705 votos (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) obtido 7.289 votos (47,17%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 26.300 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

EP/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos