Autárquicas/São Filipe: Mesas de assembleias de voto abriram às 07:00 em todo o território municipal

São Filipe, 25 Out (Inforpress) – As 71 mesas de assembleias de voto do município de São Filipe abriram às 07:00 para o início da votação para as eleições autárquicas que conta com a participação de três forças políticas.

O delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE) no círculo eleitoral de São Filipe, Francisco Tavares, disse que o objectivo era iniciar à hora marcada e o mesmo foi cumprido em quase todas as mesas.

Devido a pandemia, o número de mesas das assembleias de voto no município de São Filipe aumentou de 52 para 71, mais 19 mesas que nas eleições anteriores, com um total de 15.531eleitores inscritos, que vão escolher entre Pedro Ribeiro (UCID), Nuías Silva (PAICV) e Jorge Nogueira (MpD) para presidir o município mais importante da ilha nos próximos quatro anos.

Das 71 mesas de voto, mais de um terço, 25, estão localizadas na cidade de São Filipe e nos bairros periféricos, 14 das localidades de norte baixo, 11 de norte cima, 11 na zona sul e seis no centro do município.

O delegado da CNE assegurou que toda a logística foi montada com antecedência e durante a noite/madrugada foi retirado todo o material de propaganda nas imediações das mesas das assembleias de voto como estabelece o Código Eleitoral em vigor.

Numa ronda efectuada pelas 25 mesas das assembleias de voto, a Inforpress constatou que todas elas iniciaram a hora e que estão a cumprir o distanciamento social, higienização e em todas as mesas a CNE tem disponível um fiscal para orientar as pessoas e para a questão de higienização.

A participação na primeira hora é razoável e em algumas assembleias de voto o número de votantes já tinha ultrapassado duas dezenas.

Nas eleições autárquicas de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram um total de três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 dos votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) alcançado 2.563 dos votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) alcançado 1.882 (20,98%).

Para as estas eleições, no município de São Filipe, está inscrito 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de voto (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de voto), dos quais 8.970 votaram.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

JR/CP

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos