São Filipe, 14 Out (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) defende a demolição do estádio 5 de Julho e a construção de um espaço com múltiplas funções e com internet e espaço para realização de actividades geradoras de rendimento.
Pedro Ribeiro que realizou terça-feira acções de campanha nos bairros periféricos de São Filipe defende esta medida, mas em contrapartida defende a construção do estádio municipal no bairro III Congresso.
A candidato da UCID à presidência da Câmara Municipal de São Filipe indicou que pareceres de técnicos de construção civil apontam que o espaço onde foram “enterrados” milhões de escudos no passado “dá um grande estádio”, razão por que defende a demolição do 5 de Julho e a construção do novo estádio.
Além disso e a nível do desporto, a candidatura da UCID, visando melhorar a saúde e ocupação dos jovens para que não se refugiem em álcool e outros males, defende a construção de mais placas desportivas, salão de juventude, do centro de estágio, disponibilização de terreno aos clubes e apoios para construção sedes, introdução de bolsas para jovens, de entre outros.
A nível cultura o candidato da UCID propõe a construção de infra-estruturas físicas para promoção da cultura, como uma sala de espetáculos (cinema), auditório municipal de referência a nível do país, dotar a cidade de uma biblioteca, isto além de implementação do conselho municipal de juventude, geminação com os demais municípios da região para intercâmbios desportivo, cultural, social para agregar a ilha como um todo e aproveitar sinergias dos outros para a promoção do desenvolvimento.
A UCID com estas propostas quer apostar na juventude dando-lhes uma esperança para não saírem da ilha, observando que dispõe de um programa de “retenção dos jovens” através de instalação, em parceria com outras instituições, de um polo universitário e valorizar os jovens para que tenham perspectivas de futuro, formando-os nas áreas que dão empregos e não proliferar formações apenas para estatísticas.
Hoje a candidatura da UCID centralizou a sua acção de campanha nas localidades de Jardim, Salto, Monte Largo, Lacacã e Monte Grande.
Nas eleições de 2016, concorreram um total de três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) alcançado 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) alcançado 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) alcançado 1.882 (20,98%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, está inscrito nos cadernos eleitorais um total de 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de votos (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto), dos quais 8.970 votaram.
A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (quatro), São Vicente (1).
JR/ZS
Inforpress/Fim