Tarrafal, 12 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV para a Câmara Municipal de Tarrafal de Santiago que hoje passou a manhã com os pescadores e peixeiras na Praia de Mangui, promete a modernização e industrialização do sector da pesca.
José dos Reis, o “Maica”, como é também conhecido, disse que vai dotar esta classe de melhores condições de rendimento para as suas famílias.
“Por isso, a candidatura “Tarrafal, Mudar é Preciso”, tem ideias clara para este sector e vamos apostar fortemente na mobilização de créditos para garantir aos pescadores melhor condições de trabalho, com a instalação de unidades frios de conserva e transformação do pescado”, garantiu.
Para além disso, o candidato à presidência da câmara municipal nas eleições de 25 de Outubro, prometeu a criação da Casa do Pescador para trabalhadores guardarem os seus materiais e, também, descansarem depois de um dia cansativo de trabalho.
Ainda neste sector, o candidato “tambarina” no concelho mais a norte da ilha de Santiago, garantiu que, caso vencer as eleições do dia 25 de Outubro, vai requalificar todo o Complexo de Pesca, que incluiu Cais de Pesca, Farol e Casa do Pescador.
“Estamos a falar na requalificação de uma obra história, que no passado foi um espaço de comércio e por onde chegaram os primeiros presos políticos para o campo de concentração” notou “Maica”, projectando que será um espaço para a promoção e valorização da história de Tarrafal.
“É um cais de pesca com uma perspectiva histórica muito grande e, por isso, a nossa candidatura pretende valorização tudo aquilo que tem valor histórico”, frisou.
Para além de José dos Reis, participam nessas eleições, para à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal, Holden Duarte (UCID), Domingos Semedo (Unidos por Tarrafal), Celso Soares (MpD) e Cláudio Sousa (Movimento Independente Tarrafal).
Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Tarrafal de Santiago, concorreram dois candidatos, tendo o MPD (José Soares) alcançado 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 dos votos (43,11%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).
Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
OM/DR
Inforpress/Fim