Tarrafal, 13 Out ( Inforpress) – O grupo independente “Unidos por Tarrafal”( UPT), liderado por Domingos Semedo, prometeu hoje, se vencer as eleições autárquicas no Tarrafal, reforçar a agricultura e pecuária na zona de Milho Branco, com a disponibilização de água mais barata.
“A população dessa localidade vive inteiramente da agricultura e pecuária e, portanto, vamos reforçar essas actividades”, assegurou Domingos Semedo, lembrando que o sector primário é uma das principais apostas na carteira de projectos da sua candidatura.
“Sabemos que existe um poço na localidade que está a ser aproveitado, mas vamos reforçar no sentido de melhorar a agricultura e pecuária nesta zona”, acrescentou.
O candidato do “Unidos por Tarrafal” para presidente da câmara, projectou ainda, caso vencer as eleições de 25 de Outubro, tirar todas as espinheiras (acácias) em Milho Branco e Achada Grande para plantar plantas “mais rentáveis” para a comunidade, nomeadamente, tambarino, cimbrão e outras plantas frutíferas.
Na localidade de Mato Mendes, que conta com algumas parcelas de terreno de regadio, a equipa de Domingos Semedo comprometeu-se a “aumentar e reforçar” as áreas irrigadas com mobilização de mais água.
Para além disso, apontou que vai trabalhar no desencravamento dessa localidade “por ter uma estrada irregular e construída há muitos anos”.
“Trata-se de uma zona com grandes potencialidades agrícolas, onde os animais podem ser criados a vontade, mas tem problemas de acesso tanto para as pessoas como para o escoamento de produtos”, observou o candidato que propõe “resolver os problemas urgentes e prioritários do município”.
Para além de Domingos Semedo, participam nessas eleições para a presidência da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis (PAICV), Celso Soares (MpD), Cláudio Sousa (Movimento Independente Tarrafal) e Holden Duarte (UCID).
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram, no concelho do Tarrafal, dois candidatos, tendo o MpD (José Soares) conquistado a câmara com 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 votos (43,11%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, neste município, estão inscritos 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
OM/CP
Inforpress/Fim