Tarrafal de São Nicolau, 11 Out (Inforpress) – O candidato do Grupo Independente para o Desenvolvimento de Tarrafal (GRIDT), Balduíno do Rosário, às eleições autárquicas 2020 prometeu hoje, caso seja eleito, dinamizar a Casa da Morna visando promover a cultura local.
Balduíno do Rosário que lidera a candidatura do GRIDT, à presidência da câmara municipal do Tarrafal de São Nicolau, nas eleições autárquicas de 25 de Outubro, afirmou que a ilha é rica em termos culturais, daí a necessidade de se maximizar as suas potencialidades para colocá-la no rumo do desenvolvimento.
Destacou que a cultura tem um papel importante para o concelho e a população, prometendo que caso seja eleito irá dinamizar a Casa da Morna, na vila de Praia Branca visando promover a cultura local.
“Praia Branca é rica em cultura, todos sabem que ela tem grandes artistas, a criação da Casa da Morna foi uma grande ideia, mas passa maior parte do tempo fechada. Foi inaugurada, mas é preciso promover a sua dinamização, porque ela não pode ficar aqui como um elefante branco”, frisou.
Segundo o candidato do GRIDT, a vila de Praia Branca tem que tirar o máximo de proveito deste investimento cultural, salientando que para complementar a Casa da Morna, a sua candidatura propõe a criação da Casa de San Jon.
“San Jon tem um grande valor em Praia Branca e essa manifestação cultural tem perdido terreno ao longo dos anos porque partidarizaram essa manifestação cultural que é do povo e cabe às autoridades municipais entender isso”.
Nas autárquicas de 2016, no concelho do Tarrafal de São Nicolau, concorreram José Freitas de Brito (MpD), que alcançou 55,90% dos votos, e António Lopes Soares (PAICV) que obteve 40,63 %
Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Tarrafal de São Nicolau estão inscritos 4.207 eleitores.
Além de Balduíno do Rosário, participam na corrida à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas do MpD e João Soares (PAICV).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
CM/ZS
Inforpress/Fim.