Tarrafal de São Nicolau 10 Out (Inforpress) – O candidato do Grupo Independente para o Desenvolvimento de Tarrafal (GRIDT), Balduíno do Rosário, defendeu hoje a “implementação urgente” de políticas para equiparar o título de vila ao desenvolvimento da localidade de Praia Branca.
Para o candidato do GRIDT à presidência da câmara, Praia Branca é uma das localidades que teve a elevação do título de vila, mas que não sentiu o ritmo de desenvolvimento e ficou atrasada durante os 15 anos de criação do município.
“É preciso traçarmos uma política urgente para equiparamos o título de Praia Branca a desenvolvimento da Praia Branca. Temos a questão da zona Cruz que tem que ser requalificada imediatamente e temos pessoas que precisam ser apoiadas”, afirmou.
O sector da agricultura, segundo o candidato independente, carece de uma forte intervenção, mas essa aposta, no seu entender, não deve vir somente em épocas de campanha eleitoral.
Balduíno do Rosário advogou, por outro lado, a necessidade de se apostar igualmente na requalificação urbana de Praia Branca e intervenção urgente, nas áreas social e infraestruturação.
“Reconhecemos que foi feito alguma coisa em Praia Branca, mas é insuficiente, é preciso mais investimentos para valorização da localidade” disse, defendendo uma descentralização em termos de investimentos e projectos.
O GRIDT, que surgiu para ser uma alternativa, com proposta de “governação voltada para as pessoas”, propõe transformar Praia Branca, e, segundo o seu candidato à presidência da câmara, os interesses pessoais não devem ser colocados à frente dos interesses do povo.
Nas autárquicas de 2016, no Tarrafal de São Nicolau, concorreram José Freitas de Brito (MpD), que conquistou a câmara com 55,90% dos votos, e António Lopes Soares (PAICV) que obteve 40,63%.
Além de Balduíno do Rosário (Independente), participam na corrida à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, João Soares (PAICV) e José Freitas (MpD).
Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Tarrafal de São Nicolau estão inscritos 4.207 eleitores.
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
CM/CP
Inforpress/Fim