Autárquicas 2020 / Tarrafal: Cláudio Sousa apela aos tarrafalenses descrentes que votem no MIT em vez de ficarem em casa

Tarrafal, 13 Out (Inforpress) – A candidatura do Movimento Independente Tarrafal às eleições de 25 de Outubro esteve esta hoje em Achada Tenda, onde criticou as sucessivas promessas “que nunca foram cumpridas” por quem tem dirigido o país e o município.

O MIT, Movimento Independente Tarrafal, dedicou todo o dia de hoje à vila de Achada Tenda e outras comunidades próximas.

No povoado de Bilimboa, que fica exactamente na fronteira com o concelho de São Miguel, o cabeça de lista à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal, Cláudio Sousa, notou muito ressentimento no seio da população e culpabiliza os dois partidos do arco do poder pela situação.

“Sempre aparecem nesta localidade com muitas promessas, mas ao fim de quatro, oito, doze, dezasseis, vinte, até chegarmos aos 28 anos, estes moradores nunca viram aquele desenvolvimento que esses partidos têm estado a apregoar”, disse Cláudio Sousa, que aproveitou para pedir uma oportunidade aos eleitores que “estão descrentes e sem vontade de ir votar” no próximo dia 25 de Outubro.

Cláudio Sousa diz-se “triste” com aquilo que considera ser o abandono da zona e, caso seja eleito, garante que vai conferir à agricultura e à pastorícia a importância que deviam ter no município.

“Nesta comunidade as pessoas criam os seus animais e praticam a agricultura. Temos de potencializar estas duas actividades, mobilizando mais água e proporcionando às pessoas o acesso à terra. Este é o caminho para podermos chegar ao desenvolvimento, tendo um sector primário forte e com qualidade”, explicou o líder do MIT que também destacou a aposta na formação.

Cláudio Sousa criticou ainda os adversários dos dois maiores partidos, MPD e PAICV, acusando-os de “estarem a entregar dinheiro aos eleitores em troca do voto”.

“Se vos entregarem dinheiro, tomem porque esse dinheiro é do povo. Mas votem no MIT”, alertou os moradores.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Tarrafal de Santiago, concorreram dois candidatos, tendo o MPD (José Soares) alcançado 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 dos votos (43,11%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

BN/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos