Tarrafal, 13 Out (Inforpress) – O cabeça-de-lista do MpD para a câmara nas eleições de 25 de Outubro no Tarrafal disse hoje que tem uma equipa totalmente nova pelo que não deve ser penalizado por eventuais erros cometidos pelos anteriores executivos camarários.
O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) esteve esta terça-feira em contactos no bairro de Ponta Gato, na cidade do Tarrafal. Celso Ribeiro foi confrontado por um jovem que diz estar descrente e desanimado com a estagnação da cidade.
“Tenho 31 anos, desde que me conheço Tarrafal mudou muito pouco. Aliás, quando eu era adolescente tinha aqui um movimento diferente, que já não existe mais”, lamentou Cláudio Gomes, ao ser abordado por Celso Ribeiro.
O candidato do MpD disse ter compreendido a revolta e demarcou-se das críticas, explicando que a lista dele é totalmente nova
“Primeiro sinal que demos está na lista. Nenhuma pessoa que esteve anteriormente na câmara está nesta nossa lista, o que significa que também não estávamos de acordo com a forma como as coisas estavam a acontecer no Tarrafal”, admitiu Celso Ribeiro, reconhecendo que abraçou o desafio para fazer mais e diferente.
A pesca foi também chamada para a conversa com o jovem Carlos novamente em tom crítico e a lamentar que o sector “está esquecido” no Tarrafal.
Na resposta, o candidato do MpD disse que a melhoria do sector faz parte das suas preocupações e que, naquilo que não for competência da câmara, “vai pressionar o Governo porque, independentemente de partido”, estará na câmara “para servir o povo do Tarrafal”
Esta terça-feira, a candidatura do MpD à Câmara do Tarrafal esteve ainda na vila de Achada Tenda, o terceiro maior povoado do município.
Para além de Celso Soares Ribeiro, participam nessas eleições para a presidência da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis (PAICV), Domingos Semedo (Unidos por Tarrafal), Cláudio Sousa (Movimento Independente Tarrafal) e Holden Duarte (UCID).
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram, no concelho do Tarrafal, dois candidatos, tendo o MpD (José Soares) conquistado a câmara com 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 votos (43,11%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, neste município estão inscritos 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
EP/CP
Inforpress/Fim