Autárquicas 2020 / Tarrafal: Candidatura do MIT pede voto à comunidade de Cuba para que a zona possa figurar no mapa do município

Tarrafal, 12 Out (Inforpress) – O Movimento Independente Tarrafal (MIT) esteve esta segunda-feira em contactos porta a porta na Ribeira da Prata e, em Cuba, criticou aquilo que considera ser o esquecimento ao qual a localidade está votada.

“Aqui estamos a enfrentar dificuldades: o ano agrícola é mau, não há trabalho, estamos sem nada. Vivemos da apanha da areia”, lamentou uma moradora, enquanto era abordada pela caravana do MIT.

Em cada porta, o cabeça de lista à câmara municipal às eleições de 25 de Outubro, Cláudio Sousa e sua equipa foram pedindo o voto “num grupo de jovens sérios” que quer “mudar o estado das coisas no Tarrafal”.

Ao abordar um homem aparentando estar já na casa dos 70 anos, Cláudio Sousa ouviu um desabafo de descrença uma vez que, conforme disse o morador “todo aquele que entra na câmara do Tarrafal promete trabalho, mas depois esquece dos mais carenciados”. O líder do MIT concordou e prometeu fazer diferente.

Celina, conhecida por Já, é uma das mulheres que integram a lista do Movimento Independente Tarrafal. Natural de Cuba, diz conhecer todas as dificuldades daquela comunidade e quer, juntamente com o MIT, contribuir para “tirar Cuba do esquecimento”.

“Esta zona não está no mapa, tem uma população sofrida. Então, estamos a pedir a cada morador que se junte a nós para resolvermos os problemas que são muitos”, disse Celina, lamentado o alto preço da água para rega, o que na sua óptica tem desencorajado os agricultores locais a cultivarem a terra.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Tarrafal de Santiago, concorreram dois candidatos, tendo o MPD (José Soares) alcançado 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 dos votos (43,11%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

BN/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos