Autárquicas 2020/Tarrafal: Candidato do MIT alerta para possibilidade de fraude eleitoral que “é tradição” no município

Tarrafal, 20 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento Independente Tarrafal Cláudio Sousa diz estar a contar com uma resposta “satisfatória” da população no dia 25 de Outubro, no Tarrafal, mas receia a fraude eleitoral que “tem acontecido” naquele concelho “com conivência das instituições”.

Ao décimo terceiro dia da campanha eleitoral, e faltando cinco para as eleições autárquicas, Cláudio Sousa diz que o Movimento Independente Tarrafal está “mais motivado que nunca” e essa energia que alimenta o MIT, “provém de uma população com sede de mudança e que está a rever-se no movimento”.

Por isso, o proponente do MIT para a Câmara Municipal do Tarrafal diz estar a contar com uma resposta satisfatória dos eleitores, ensombrada, no entanto, pelo fantasma da fraude eleitoral.

“Existe aqui uma tradição de eleições fraudulentas. Temos um sistema corrupto de compra de consciência e mesmo de alteração de boletins de voto, o que não favorece um resultado limpo”, acusou Cláudio Sousa, acrescentando que isso acontece sempre, inclusive nas últimas eleições de 2016.

Para o líder do Movimento Independente Tarrafal “é uma pena haver instituições que deviam ser imparciais”, mas que, pelo contrário, “favorecem um partido político”.

Até que chegue o dia do escrutínio, o Movimento Tarrafal Independente garante que não vai folgar na sua “luta pelo esclarecimento da população”.

Sob o lema “Di Povu Pa Sirbi Povu” (Do Povo Para Servir o Povo), a caravana do Movimento Independente Tarrafal escolheu hoje a localidade de Achada Moirão para contactos com o eleitorado.

Para além de Cláudio Sousa (MIT), concorrem à presidência da Câmara do Tarrafal mais quatro candidatos: Celso Ribeiro (MpD), José dos Reis (PAICV), Domingos Semedo (Unidos por Tarrafal) e Holden Duarte (UCID).

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram, no concelho do Tarrafal, dois candidatos, tendo o MpD (José Soares) conquistado a câmara com 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 votos (43,11%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, neste município estão inscritos 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

BN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos