Tarrafal, 19 Out (Inforpress) – João Paulo Varela, número 4 da lista do Movimento Independente Tarrafal (MIT) para a câmara municipal, pede aos eleitores para confiarem no potencial da juventude que tem um projecto “muito bonito” para o município.
A candidatura do MIT elegeu hoje Trás-os-Montes, Ponta Furna e Fazenda para contactos com os eleitores. O candidato a vereador, João Paulo Varela, diz acreditar que essas três comunidades situadas atrás do Monte Graciosa vão dar uma oportunidade ao MIT.
“Peço a todos para confiarem nos jovens que compõem o MIT porque negar uma oportunidade à juventude é uma coisa triste. Não podemos virar as costas a um projecto tão bonito, acredito que Ponta Furna, Fazenda e Trás-os-Montes vão abraçar este nosso propósito, tal como outras comunidades que já o abraçaram”, expressou.
O Censo de 2010 situa a média de idade da população do Tarrafal nos 26 anos. Na óptica daquele membro do MIT, isso mostra que “a força do município está nos jovens”, por isso João Paulo Varela pede à juventude tarrafalense para não hesitar em confiar no MIT, tal como ele que “desde a primeira hora o abraçou sem pensar duas vezes”.
“Eu, lá onde vejo jovens unidos e a quererem contribuir para uma sociedade melhor, alinho logo. Sou um dos que nem esperou ser chamado quando dei conta da existência deste movimento, porque acredito que é a juventude o motor do desenvolvimento, é a juventude que faz as coisas acontecer”, enfatizou.
Sobre a existência de cinco candidaturas a disputar as eleições de 25 de Outubro no Tarrafal, João Paulo Varela acredita que o MIT vai ter “bom desempenho” nas urnas, ao mesmo tempo que desvaloriza a outra candidatura independente.
“Único grupo independente no Tarrafal somos nós, a outra é liderada por um militante declarado do MpD que queria ser escolhido pelo seu partido, mas, como não conseguiu, decidiu criar uma candidatura que chama de independente”, atirou o membro do movimento encabeçado por Cláudio Sousa.
Para além de Cláudio Sousa (Movimento Independente Tarrafal), concorrem à presidência da Câmara do Tarrafal mais quatro candidatos: Celso Ribeiro (MpD), José dos Reis (PAICV), Domingos Semedo (Unidos por Tarrafal) e Holden Duarte (UCID).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, neste município estão inscritos 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
BN/ZS
Inforpress/Fim